Antropologia Frense

443 palavras 2 páginas
ANTROPOLOGIA FORENSE

A Antropologia forense é ramo da medicina legal que tem como principal objeto a identidade e identificação do ser humano. Utiliza conhecimentos da antropologia geral, com clara importância na esfera penal. Ela é uma das subdisciplinas da antropologia física. E se divide em três ramos importantes: A antropologia forense, a arqueologia forense e a antropologia cultural forense. Suas maiores aplicações são dentro de investigações criminais, e na paleoantropologia humana. A antropologia forense trata da identificação de restos humanos esqueletizados devido a sua grande relação com a biologia e aosteologia. Também examina, quando possível, as causas da morte, retratando e reconstituindo a cena da morte, através do exame dos ossos e das lesões, com o auxílio de criminalistas e médicos forenses. Falar em antropologia forense é necessariamente falar de identidade. Identidade corresponde a individuação de um ente frente a outros do mesmo gênero. Assim, como a questão de identidade está ligada ao homem, o objetivo é identificar um ser humano e diferenciá-lo de todos os outros por meio de determinadas características.
Através dos ossos, por exemplo, podemos obter dados sobre o sexo, idade, estatura do falecido e pormenores da vida que a pessoa teve (hábitos alimentares, algumas doenças, lesões, etc.).
Os achados em escavações podem ter diversas origens: cadáveres abandonados numa fase avançada de decomposição, corpos desfigurados resultados de mutilações, ou, cadáveres que possam corresponder a indivíduos vítimas de desastres em massa (acidentes de aviação, naufrágios, catástrofes naturais, etc.). Todavia, este estudo só fica completo se se conseguirem recolher dados que em termos comparativos possam individualizar a pessoa pois só com os dados relativos ao sexo, idade, proporções corporais é praticamente impossível identificar o cadáver.
O trabalho de um antropólogo começa no local do crime e estende-se até ao laboratório. Dividindo-se

Relacionados

  • gestão RH
    60653 palavras | 243 páginas