Antropologia filosófica

Páginas: 3 (611 palavras) Publicado: 9 de junho de 2013
Resumo do Livro Antropologia Filosófica – CARLI, Ranieri.

A Concepção de homem na Idade Média e a filosofia Cristã, pp. 43-64.

Como conta o texto que as civilizações da Antiguidade deram espaçoa uma nova modalidade de organização social, onde o império romano dominava, porém as comunidades germânicas começaram a fazer invasões bárbaras, para a ruína das relações antigas, a partir de 480d.C. As invasões eram organizadas de acordo com o comunismo primitivo e tinham uma divisão de estrutura social.

Com a intensificação deu início ao feudalismo, que se solidificou no final do século Vnos países da Europa Ocidental e Oriental que caracteriza a economia da Idade Média. Criando uma nova relação de classes sociais (excluindo a ideia de escravidão).

No início o feudalismo erabasicamente rural, onde a nobreza era proprietária de terras de amplos territórios campestres e o restante da população (camponeses) cultivavam e ocupavam essas terras. A produção era extraída doscamponeses através de uma relação “político-legal de coação”.Com isso o Estado feudal dissolveu –se em feudos autônomos.

Por sua vez a igreja católica não perdeu o poder pois fez se o “acompanhamentoespiritual” com a conversão dos bárbaros e se desvinculou do Estado.

Aí surge a pergunta “O que é o homem?”.

O homem que se orientava pelas Sagradas Escrituras e pelas leis eclesiásticas era aconcepção que imperava na cultura medieval. Esta cultura transforma-se deixando de ser o estudo do homem, passando a ser o estudo de Deus.

A filosofia pressupõe a religião, em santo Agostinho. Segundo a suaconcepção filosófica, o conhecimento provém das escrituras e, para conhecê-las, é necessário ter fé, crer que elas dizem a verdade.

Cassirer comprova sua hipótese com a leitura de passagens comoessas, em que Agostinho dirige-se a Deus: “A curiosidade parece ambicionar o estudo da ciência, quando só Vós é que conheceis tudo plenamente!” A ciência é vã diante da amplitude divina.

Quanto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antropologia filosófica
  • ANtropologia filosofica
  • Antropologia Filosófica
  • Antropologia Filosófica
  • Antropologia Filosofica
  • Antropologia Filosófica
  • Antropologia filosófica
  • Antropologia Filosofica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!