Antropologia Filosófica

Páginas: 10 (2469 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014


Faculdade de Educação Teológica das Américas
Praça Augusto Rusci, 23 – Sala 102 – Recreio – Rio de Janeiro-RJ
Chancelada pela FACETEN – Credenciamento MEC Port. 2739 – Autorização Port. 1433







Marcos antonio cardoso

















SOCIOLOGIA


















Vila Velha-ES2013


marcos antonio cardoso














SOCIOLOGIA








Trabalho apresentado ao Curso de Convalidação Teológica da FACETEN em convênio com a FACETAM – Faculdade de Educação Teológica das Américas. Sociologia.

Prof. Eraldo cavalcante














Vila Velha-ES
2013












DEDICATÓRIA



Dedico este trabalho a vocês quesempre me fizeram acreditar na realização dos meus sonhos e trabalharam muito para que eu pudesse realizá-los, meus pais, Antonio e Vera.
A você Eliana, companheira no amor, na vida e nos sonhos, que sempre me apoiou nas horas difíceis e compartilhou comigo as alegrias.AGRADECIMENTOS





A todos os professores e colegas do curso pelos momentos únicos de aprendizagem, companheirismo e dedicação, que certamente contribuiram para uma troca de informações que serão relevantes no nosso futuro.
A todos, muito obrigado.









Etnocentrismo

Ao iniciarmos o presente trabalho sobre etnocentrismo, a primeira pergunta que nos vem a mente é se oetnocentrismo é uma doença, se causa medo ou hostilidade? Essa indagação é pertinente, pois ao nós aprofundarmos nessa matéria indentificamos que o etnocentrismo é relativo a esteriótipos, estigmas, preconceitos e discriminação. Ao analisarmos etmologicamente a origem da palavra etnocentrismo, identificamos que ETNO é uma variação da palavra etnia, que é um conjunto de hábitos e costumes de um determinadogrupo. É um conjunto de crenças, línguas, regras, comportamentos, etc. CENTRISMO é uma variação da palavra centro: “lugar onde se desenvolvem certas atividades com objetivo determinado”. A definição etmológica deveria nos fazer entender que o “grupo” é de seres humanos, todos juntos sem os predicativos, tendo como objetivo principal, um mundo melhor. Como seres humanos, nos comportamos totalmentecontra outros seres humanos, é um fato histórico. A própria historia da filosofia está repleta de etnocentrismo: Platão e Aristóteles acreditavam que apenas os gregos eram seres humanos racionais, capazes de filosofar. Os filósofos cristãos, na Idade Média, consideravam os filósofos muçulmanos como hereges (pecadores, infiéis, pagãos), e incapazes de aprender filosofia. Na Idade Moderna, váriascorrentes filosóficas, como o Positivismo, postulavam que os europeus seriam a "raça mais evoluída", sendo os africanos e asiáticos povos inferiores, incapazes de chegar ao Estado Científico. Uma primeira crítica ao etnocentrismo talvez seja a de Alexandre, o Grande, que foi aluno de Aristóteles. Ele conheceu várias culturas e percebeu que povos além dos gregos, como os persas e indianos, tambémtinham artes, matemática e reflexão crítica. A ruptura do etnocentrismo ocidental, no entanto, só ocorreu com Friedrich Nietzsche, no sec XIX: ele criticou profundamente a Filosofia ocidental, vendo que ela atendia a um sistema religioso, politico e econômico em que os homens são transformados em escravos (burros de carga ideologicos) do qual tendem a nunca se libertar sem a reflexão crítica enão-etnocêntrica. Mas, quem realmente seriam os “burros”?!!! O gravíssimo problema do etnocentrismo é que ele não nos permite enxergar a lógica, as razões ou as motivações daquele que é diferente de nós, simplesmente porque não admitimos conceder-lhe a palavra, achando que bastam a nossa opinião, impressão ou julgamento. Um exemplo claro é o surgimento do nome Yucatán para designar a península do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antropologia filosófica
  • ANtropologia filosofica
  • Antropologia filosófica
  • Antropologia Filosófica
  • Antropologia Filosofica
  • Antropologia Filosófica
  • Antropologia filosófica
  • Antropologia Filosofica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!