Antropologia filosófica

Páginas: 3 (695 palavras) Publicado: 12 de dezembro de 2012
Antropologia Filosófica - o estudo do homem

O estudo da Antropologia Filosófica se diz como a reflexão do homem e de sua natureza. Com o objetivo do questionamento acerca do homem, do lugar que eleocupa no Universo e de sua função como fazedor da história e criador de criaturas.
Não há apenas uma explicação/conceito de natureza humana, ao longo dos séculos, a ideia de natureza humana veio semodificando em consequência das mudanças históricas e sociais, alguns estudiosos nos trazem as diferentes formas de pensar acerca deste assunto.
Para Sócrates o desenvolvimento das faculdadesintelectuais é um ponto chave para a compreensão do homem. A virtude tem na sabedoria da “alma” sua base de ser. Platão diz que, o homem é essencialmente a alma e a política, é a arte através da qual a almachega a sua realização. Há em Platão uma preocupação em unir o saber e a política. Aristóteles pensa que a racionalidade é o elemento que diferencia e peculiariza o homem, que é por natureza um animalpolítico, ele afirma que a justiça é a base da sociedade, e quando aplicada, garante a ordem e a felicidade.
Em se tratando de distintas épocas, podemos destacar o Homem Medieval e o Homem doRenascimento. O Homem Medieval situa-se a doutrina do cristianismo, onde o homem foi criado por um ser poderoso, mantendo com o mesmo, uma relação essencial fundada na existência paradisíaca. Para este homem, opercurso da vida se resume na vivencia em busca da unidade original, que só será alcançada após a morte, quando então a alma, já sem o cárcere do corpo, retorna a essência divina. Já no Homem doRenascimento, que pode ser definido como a aurora do capitalismo, a maneira de viver do homem renascentista revela uma gradual dissolução dos laços naturais que ligavam o homem a família, as tradições, àcomunidade e a estrutura social global. Isso se faz acompanhar de um modo gradual o afastamento da concepção cristã de homem. O homem do renascimento tem como consciência do seu poder criativo e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ANtropologia filosofica
  • Antropologia filosófica
  • Antropologia Filosófica
  • Antropologia Filosófica
  • Antropologia Filosofica
  • Antropologia Filosófica
  • Antropologia filosófica
  • Antropologia Filosofica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!