Antropologia Filosófica

Páginas: 7 (1656 palavras) Publicado: 8 de junho de 2014
Antropologia filosófica
A imagem de ser humano orienta pais e mestres na tarefa de educar as novas gerações. Saber como essas concepções antropológicas foram concebidas, e dominaram as teorias pedagógicas, nos posicionando sobre o tipo de ser humano que desejamos educar.
Ter claramente a questão antropológica na prática educativa dará condições para que a atuação do professor seja intencionale não apenas na experiência e observação.
A antropologia filosófica é a antropologia encarada metafisicamente; é um ramo da filosofia que investiga a estrutura essencial do homem. No entanto, este ocupa o centro da especulação filosófica, sendo que tudo se deduz a partir dele; a partir dele se tornam acessíveis as realidades, que o transcendem, nos modos de seu existir relacionados com essasrealidades. Ou seja, a antropologia filosófica é uma antropologia da essência e não das características humanas. Ela se distingue da antropologia mítica, poética, teológica, e científico natural ou evolucionista por dar uma interpretação basicamente ontológica do homem.
Na tradição filosófica herdada dos gregos, que ainda hoje persiste em algumas teorias pedagógicas, busca-se a unidade namultiplicidade dos seres. O conceito de humanidade é compreendido a partir de uma natureza imutável, apesar de constatadas as diferenças entre os seres humanos, existiria uma essência humana, um modelo a ser atingido por meio da educação.
Na Grécia antiga os filósofos sofistas eram educadores, mas quando ensinavam a retórica, na verdade estavam voltados para a formação do homem público, capaz de defendercom argumentos e ideias, convencendo os demais.
Sócrates desenvolveu um método pelo qual instigava os jovens e os transeuntes da cidade a pensar melhor.
No primeiro momento esse método, a ironia, desmonta as certezas solidificadas para o segundo passo, a maiêutica, pela qual o sujeito dará a luz a novas ideias, que já se encontram no íntimo do indivíduo.
Para Platão a verdadeira educação ajuda oser humano a superar a sua existência empírica.
Segundo Platão a educação consiste em um processo de reminiscência, pelo qual o mestre ajuda o indivíduo a se lembrar do que sua alma já conhecera antes de ser “aprisionada” pelos sentidos corporais, que sempre dificultam alcançar a verdade.
Aristóteles, em uma de suas obras discute sobre a importância da educação, ao se perguntar quais as pessoasque devem compor a cidade, e quais qualidades que tais pessoas devem ter para que ela seja feliz e bem administrada?
Após firmar que a educação poderá levar os homens ao mais alto ideal de vida, identifica na razão e na inteligência o fim do nosso desenvolvimento natural. Portanto, os nossos hábitos devem ser regulados tendo em vista este fim último.
Na Idade Média, Tomás de Aquino adaptou afilosofia aristotélica à visão cristã medieval e caracterizou a educação como instrumento para a realização das potencialidades humanas, como seres voltados para a crença na vida eterna após a morte. Segundo essa concepção, a educação visa a formar o indivíduo para a fé e para a vida depois da morte.
Essas pedagogias tinham como características o enfoque metafísico próprio da filosofia antiga, queacentuava a atitude teórica de análise dos conceitos universais.
Segundo essa perspectiva, educar seria desenvolver as potencialidades da natureza humana, fazendo cada um tender para a perfeição, para aquilo que pode vir a ser.
Os limites da concepção essencialista encontram-se na visão parcial dos procedimentos educacionais excessivamente centrados no indivíduo e nos modelos ideais quedeterminam o que é ser humano “universal” e como deve ser a educação.
Trata-se de uma visão intelectualista da pedagogia.
As teorias essencialistas aos poucos foram substituídas por outras a partir de Rousseau, no século XVIII, embora ainda o Iluminismo a ênfase da pedagogia recaísse sobre o ideal do sujeito racional. Immanuel Kant, o principal filósofo do período, define a educação como o processo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antropologia filosófica
  • ANtropologia filosofica
  • Antropologia filosófica
  • Antropologia Filosófica
  • Antropologia Filosofica
  • Antropologia Filosófica
  • Antropologia filosófica
  • Antropologia Filosofica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!