antropologia da religiao

Páginas: 7 (1584 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2013
Aula 1
É interessante perceber as diferentes posições críticas dos estudiosos citados. Enquanto Spinoza afirma a superioridade do Estado sobre a igreja, Vico afirma que a história dos povos começa pelas religiões. Os estudos sobre a religião devem ter sido mais frequentes a partir das várias opiniões/questões diferentes que os próprios religiosos (ou não) devem ter levantado.
Estudar Religiãona Universidade nos faz tomar a consciência de sua importância no âmbito acadêmico e define novas concepções sobre o conhecimento científico a cerca de religiões alheias, traz como forma critica o respeito à diversidade dentro da Universidade e no mundo. Propõe que em nossa vida profissional, lidaremos diariamente com o embate religioso dentro da sociedade. Parece clichê, mas tenho observadodentro da minha profissão (Enfermagem) a dificuldade para transfundir uma bolsa de concentrado de hemácia em pacientes que são de determinados grupos religiosos, onde preferem a morte a serem transfundidos, e são nessas pequenas grandes decisões que esta disciplina toma um embate: salvar a vida do paciente ou deixá-lo morrer por sua concepção religiosa?
Um aspecto interessante que o texto aborda e quedeve ser exposto é a autotranscendência do homem. O ser humano sempre está em busca de solucionar e explicar tudo o que está a sua volta e como muitas coisas não são explicadas pela ciência, busca-se de alguma outra maneira explicar e justificar o porquê de sua existência. É principalmente nesse meio que a religião torna-se vigente nas relações humanas, ela pode satisfazer a necessidade dejustificativa do que ainda não foi justificado pela ciência. Portanto, como o próprio texto nos traz, o homem apresenta esse caráter religioso há cerca de 150 mil anos e as religiões modificaram seus conceitos ao longo do tempo e de acordo com as suas “necessidades de justificativa”.
A religião perde seu sentido se não trouxer ao homem a oportunidade da melhora, o fenômeno religioso não pode serdescartado para a evolução do aspecto humano de cada ser, a ciência não pode deixar de lado algo que no Brasil influencia 92,74% de sua população segundo o Censo 2000, a ciência precisa compreender este fato para entender o homem e poder ajudar na sua evolução.
 
Aula 2
     Antropologia é uma disciplina das ciências sociais, que estudam os fenômenos humanos, o homem desde sua existência até os diasatuais, suas mudanças no âmbito mundial, e faz relação com todas as sociedades, porém não pode existir sem o auxílio das ciências naturais que pode reproduzir os fenômenos em laboratório. É esta disciplina que nos faz ser mais críticos dentro da Universidade e ensina a agir com parcimônia deixando de acreditar que a minha profissão é melhor que a de fulano, apenas porque é a minha, faz acreditarque todas as formas de ciências estão interligadas, porém cada uma com seu conhecimento específico.
A antropologia é uma matéria das Ciências Sociais, tal ciência visa estudar o comportamento humano e da sociedade, o estudo dela ajuda na construção de um pensamento menos individualista e deve trazer a quem a estuda a diminuição de preconceitos e de ideais de superioridade.
 Apesar de tantasdiferenças entre Ciências Sociais e Ciências Naturais, como o próprio texto nos expõe, e sendo uma mais complexa do que a outra, ou até mesmo o fato das Ciências Naturais se repetirem, não nos dá o direito de priorizar nenhuma delas. O verdadeiro conhecimento científico se dá através da interdisciplinaridade entre as ciências e não existem informações melhores que as outras. Os conhecimentos devem sersomados e agrupados para uma melhor compreensão e qualquer conhecimento é válido, portanto.
A ''Antropologia da Religião'', como sabemos, é uma matéria em comum entre todos os cursos da Universidade. Independente do que estamos cursando, o campo das Ciências Sociais se encaixa em tudo. Agora, pesquisando seu significado, vamos que é o estudo  das origens, do desenvolvimento, do funcionamento de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antropologia da Religião
  • Antropologia da religião
  • antropologia da religiao
  • Antropologia da Religião
  • antropologia da religiao
  • Antropologia da religião
  • Antropologia da religião
  • Antropologia da Religião

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!