Antropologia da Religião

Páginas: 2 (270 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2014
Introdução
Muito se debate, hoje em dia acerca de ciência e religião. Mesmo causando muitas polêmicas elas sempre andaram juntas, assim como uma das citações do grandefilosofo Albert Einstein fala: ‘’Ciência sem religião é manca. Religião sem ciência é cega ‘’.
A maioria pessoas já tem sua concepção formada do que seja “religião”. Costuma-sepensar essa definição como crença em Deus, espíritos, seres sobrenaturais, ou na vida após a morte. É possível pensar, ainda, esse conceito como o nome de algumas das grandesreligiões mundiais: Cristianismo, Hinduísmo, Budismo ou Islamismo. Embora parte do senso comum sobre o conceito de “religião” aplique-se aos estudos dos fenômenos e sistemasreligiosos, eles são insuficientes para estudos científicos.
Fazendo uma síntese dos textos abordados podemos observar como elas nasceram e foram evoluindo apesar de que desdeos séculos passados e até hoje prevalece uma certa rivalidade entre elas.
Segundo o texto ‘’ Ciência e religião ‘’ prevalecia entre mentes avançadas a opinião de que chegaraa hora de substituir, cada vez mais, a crença pelo conhecimento; toda crença que não se fundasse ela própria em conhecimento era superstição e, como tal, devia ser combatida.Diante essas concepções a função exclusiva da educação seria abrir caminho para o pensamento e o conhecimento. E no Artigo ‘’ Religião, Diversidade e Valores Culturais:conceitos teóricos e a educação para a Cidadania. ‘’ nos mostram que o estudo dos fenômenos religiosos foi valorizado como patrimônio cultural e histórico e também nos leva aperceber a importância da implantação do ensino religioso nas escolas fazendo com que o respeito à diversidade seja um dos valores mais importantes do exercício da cidadania.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antropologia da religião
  • antropologia da religiao
  • Antropologia da Religião
  • antropologia da religiao
  • antropologia da religiao
  • Antropologia da religião
  • Antropologia da religião
  • Antropologia da Religião

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!