Antropologia da religião

Páginas: 15 (3727 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
ANTROPOLOGIA LINGUISTICA

INTRODUÇÃO

A Antropologia Linguística, assim como outras Ciências, dedica-se ao estudo do papel das línguas e da faculdade lingüística dos indivíduos. Faculdade esta que é medida culturalmente. Este trabalho tentará discorrer sobre estes estudos “antropologia Linguisticas”, representando uma síntese de nossas leituras de alguns autores sobre o tema, AntropologiaLingüística. Aponto no sentido de tentar clarear a própria terminologia “Antropologia Lingüística ”, verificando a conceituação desta “vertente” da Lingüística e depois seguiremos para verificar seus fundamentos, correntes surgidas, autores constituintes dela, como se desempenham.As discussões em torno do binômio língua/linguagem remontam a tempos antigos e variações quanto aos enfoques deconceituação dos termos da Antigüidade até os dias atuais. No entanto, a Lingüística surge como estatuto de estudo científico a partir do Curso de Saussure, o que, em geral, nos remete a fazer referência a ela com um “antes” e um “depois” de Saussure. As vertentes surgidas após este autor correspondem ao desenvolvimento das reflexões desde a Filologia até a Análise do Discurso em que os estudiosos sedebruçam para mergulhar nesta misteriosa relação homem/linguagem.

DESENVOLVIMENTO

O estudo da Antropologia lingüística tem seu ponto fundamental na busca da compreensão das particularidades da comunicação humana e no estudo das relações de linguagem em suas estruturas, origens e variações/diversidades.
Além de um aprofundado estudo da linguagem em si, a antropologia lingüística utiliza-se doestudo da mesma como importante ferramenta de análise sócio-cultural de um grupo ou conjunto de grupos humanos e suas interações. Isso porque a linguagem é o elemento de base na transmissão e interação cultural entre os indivíduos, ou seja, é através da linguagem que os indivíduos, ou grupos de indivíduos, conseguem interagir dinamicamente suas experiências, organizá-las e transmiti-las em forma decultura. Seja através da linguagem oral, escrita ou simbólica.
A Antropologia Lingüística, doravante AL, dedica-se ao estudo do papel das línguas e à faculdade lingüística desta atividade social. Para tanto, é preciso compreender os sistemas lingüísticos e documentar o seu uso em atividades que sempre procuram o tecido cultural dentro dos quais são produzidos enunciados e sentidos.
O termoAntropologia Lingüística data mais ou menos de 1870, contudo somente em 1964, quando Dell Hymes editou uma primeira coletânea e inclui artigos cujos autores não se denominavam antropólogos lingüistas como Mauss, Meillet, Lévi- Strauss, Bloomfield, entre outros, é que o termo ganha força. O que pretendia Hymes era muito mais que um interdisciplinaridade, mas denotar:
1) A importância delíngua/linguagem para uma compreensão de cultura e sociedade; 2) A relevância de fenômenos culturais e sociais para a compreensão de língua/linguagem (Duranti:2001)
Para a AL, o entendimento da mensagem lingüística vem com o entendimento nos anos 60 e 70, AL e “Sociolingüística” eram consideradas campos, mas desde então têm-se afastado uma da outra apesar do compartilhamento de tópicos que se relacionam e seseparam por razões, inclusive de identidade profissionais (Roman Jakbson é lingüista e Erving Goffman é sociológo), interesses teóricos e históricos constituindo-se em dois campos relacionados, porém separados na pesquisa. contexto em que a mesma está sendo produzida e interpretada. O estudo da linguagem contextualizada abre margem para a análise além da estrutura lingüística.
Hymes Dell foi ogrande responsável pelo lançamento do segundo paradigma, que fixou o nome de "antropologia lingüística" na década de 1960, embora ele também cunhou o termo " etnografia da fala "(ou" etnografia da comunicação ") para descrever a agenda que ele imaginou para o campo . Isso envolveria aproveitando novos desenvolvimentos em tecnologia, incluindo novas formas de gravação mecânica.
A nova unidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antropologia da Religião
  • antropologia da religiao
  • Antropologia da Religião
  • antropologia da religiao
  • antropologia da religiao
  • Antropologia da religião
  • Antropologia da religião
  • Antropologia da Religião

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!