Antropologia da religião

Páginas: 40 (9897 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2013
Transcendência e Antropologia do Cristianismo: linguagem, mudança e individualismo1
 
 
Joel Robbins
 
 

RESUMO
Nas últimas décadas, temos presenciado o surgimento de uma Antropologia do Cristianismo. Destacam-se, nesse campo emergente, as seguintes questões-chave: 1) o papel do Cristianismo em esforços de promoção de mudança social; 2) o caráter distintivo das interpretações Cristãssobre a linguagem; 3) a tendência do Cristianismo a fomentar o individualismo. Este artigo oferece um relato sintético desses precessos considerando como as diversas interpretações cristãs da tensão entre transcendência e mundano conformam as maneiras pelas quais diversas igrejas lidam com essas questões.
Palavras-chave: Antropologia do Cristianismo, Transcendência, Linguagem, Mudança,Individualismo.

ABSTRACT
The last decade has seen the rise of the Anthropology of Christianity. Key issues in this emerging field have been 1) the role of Christianity in fostering efforts to bring about radical cultural change; 2) the distinctiveness of Christian understandings of language; and 3) the tendency of Christianity to foster individualism. This article offers a synthetic account of thesedevelopments through a consideration of how varying Christian understandings of the tension between the transcendent and the mundane shape the ways different churches handle these issues.
Keywords: Anthropology of Christianity, Transcendence, Language, Change, Individualism.

Neste artigo, a intenção é tratar do desenvolvimento da Antropologia do Cristianismo. Como um campo de estudo, ousimplesmente como um assunto para interlocução, ela é muito nova. Até a metade da década de 1990, não havia tal campo e poucas conversas se desenvolviam em torno do assunto. Para ser preciso, antropólogos haviam escrito algumas poucas etnografias focadas em populações cristãs, observando atentamente suas vidas religiosas, mas esses trabalhos foram amplamente negligenciados pela disciplina, sendo recebidos,na melhor das hipóteses, como contribuições para os estudos regionais, em vez de ampliarem as discussões na seara da Antropologia da Religião. Esses trabalhos certamente não se encaixaram em um campo inter-regional de discussão em que os acadêmicos, focados em diferentes partes do mundo, liam os estudos sobre o cristianismo uns dos outros e formulavam questões comparativas como as que há muitotempo têm sido colocadas sobre outras religiões mundiais, como o islamismo ou o budismo. De algum modo, durante seu primeiro século de existência, a Antropologia, disciplina que afirmava ter o mundo inteiro como campo de estudo, negligenciou a religião mais praticada no mundo.
Retrospectivamente, não é difícil perceber que algo estava errado com uma antropologia que demonstrava não ter muitointeresse pelo cristianismo. Talvez por esse motivo não tenha sido surpresa que, assim que a porta que indicava que tal religião poderia ser um objeto legítimo de estudo antropológico começou a se abrir, ao final dos anos 1990, descobriu-se que havia muitos antropólogos prontos para atravessá-la. Agora, pouco mais de dez anos mais tarde, parece que você não pode atirar uma pedra em um pequeno grupo deantropólogos mais jovens sem atingir alguém que estude cristãos em algum lugar do mundo. Nos livros e artigos que tais acadêmicos produzem em número cada vez maior, eles se ocupam das amplas questões comparativas que o estudo de uma religião global é forçado a desenvolver, contribuindo teoricamente, bem como etnograficamente, para a Antropologia e para as Ciências Sociais em geral. Ao final daprimeira década do século XXI, não há dúvida de que uma conversa antropológica séria sobre o cristianismo finalmente começou.
Muitas das primeiras contribuições detiveram-se em discutir o porquê do atraso no início da conversa, e analisavam as razões que tornaram, por tanto tempo, o tema praticamente um tabu entre os antropólogos. Os motivos apontados pelos estudiosos para a ausência prolongada de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antropologia da Religião
  • Antropologia da religião
  • antropologia da religiao
  • Antropologia da Religião
  • antropologia da religiao
  • antropologia da religiao
  • Antropologia da religião
  • Antropologia da Religião

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!