Antropologia da Religião

Páginas: 8 (1978 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2013
Antropologia da Religião
Atividade Final
Aula 1 (O Estatuto Científico do Estudo da Religião).
1º.Nesta aula, o primeiro aspecto a se destacar é o objetivo do estudo da religião, que no texto está citado como: “O Objetivo do Estudo da Religião é favorecer o conhecimento mútuo, fomentar o diálogo respeitoso e contribuir para a construção da paz entre as pessoas e as religiões. Além de estudaro fenômeno religioso, a disciplina pretende também perceber a relação que existe entre os diversos fenômenos religiosos, a cultura e a história da sociedade. Para chegar a isso, é indispensável conhecer a lógica e a estrutura do fenômeno religioso e, mais particularmente, da religião como sistema.”
2º.O segundo aspecto a se destacar é o significado de religião para com a humanidade. A aulaexplicita como esse termo é de difícil denominação, e que serviu de debate para grandes pensadores como Lactâncio, Agustinho, Tomas Aquino, Lucrécio. Apesar de ser algo tão usual, o seu verdadeiro significado é de complexo entendimento.
Aula 2 (A Antropologia no Campo das Ciências Sociais)
1º.Ciências Sociais ou Ciências Naturais?. Em uma discussão fictícia promovida por alguns personagens da Aula 2,esta indagação é feita como o objetivo de se saber qual o ramo verdadeiro da Antropologia. No decorrer do debate, os mesmos descobrem que Antropologia se adequa como Ciências Sociais, pois estuda fenômenos complexos, e seu ponto de estudo não pode ser comprovado em laboratório, mas a conclusão que os alunos tiraram foi que tanto Ciências Naturais quanto Ciências Sociais exemplificam ecomplementam a Antropologia da Religião.
2º.Qual o significado de Antropologia da Religião?. Esta foi outra pergunta respondida através do debate entre os personagens. Após uma pesquisa, o texto exemplifica a Antropologia como sendo: “Inicialmente a antropologia era uma disciplina global, singularizada pela junção de traços biológicos e características históricas e socioculturais. Ou estava inteiramentevoltada para o passado, como revela a importância das técnicas arqueológicas; ou inteiramente dominada pelo biologismo, que tipificava o cientificismo reinante na época. Assim, as especulações sobre a vida social e cultural do homem se subordinavam ao plano biológico (ou plano natural), o que conduzia as reduções indiferenciadas de tudo o que era cultural a uma questão de biologia ou clima. Aantropologia geral, deste modo, era uma ciência na medida em que especulava e afirmava em suas teorias uma origem e uma explanação cabal e irredutível para os fenômenos de diferenciação entre homens e sociedades, reduzindo tudo a um problema de meio geográfico e de traços genéticos dados em grandes unidades biológicas, as raças (SILVA, 1986, p. 58)”.
Aula 3 (A Evolução Humana como um ProcessoBiocultural)
1º.O início da Antropologia: A antropologia teve início, enquanto ciência moderna, com o estudo de grupos e sociedades tribais que “o processo de expansão do capitalismo trouxe para a esfera do mundo ocidental. Foi a partir do contato com esses grupos que novos problemas foram sendo colocados frente à reflexão dos intelectuais da época, exigindo tratamento específico” (CONSORTE, 1984, p. 43).Esse contato com o diferente, com o ‘estranho’, foi o berço da construção do pensamento antropológico. As diferenças de costumes, hábitos, língua, organização social etc. levaram os primeiros antropólogos a se perguntarem se esses povos tinham uma origem comum ou não. A partir daí, a antropologia colocou para si a necessidade de desvendar a humanidade.
2º. Preconceito dos pioneirosAntropólogos: Os cientistas do século XIX tinham um pensamento hegemônico, (supremacia), no qual acreditavam que a civilização ocidental era o modelo de desenvolvimento da humanidade, que tinham chegado ao ápice da evolução e, assim, deveria servir de parâmetro para toda a história humana. A teoria que respaldou essa perspectiva foi o evolucionismo, que tentou explicar essa diversidade como fruto de um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antropologia da Religião
  • Antropologia da religião
  • antropologia da religiao
  • Antropologia da Religião
  • antropologia da religiao
  • antropologia da religiao
  • Antropologia da religião
  • Antropologia da religião

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!