Antropologia da religião

Páginas: 10 (2374 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
ANTROPOLOGIA DA RELIGIÃO

O RITUAL DO CORPO ENTRE OS SONACIREMA
Prof. João Simões


Horace Minner


A maioria das culturas possui uma configuração particular, ou estilo. Freqüentemente, um determinado valor central ou uma forma de perceber o mundo deixam suas marcas em várias instituições da sociedade. Como por exemplo, temos o “machismo” nas culturas de influência ibérica,a face na cultura japonesa, e a “contaminação pelas mulheres” em algumas culturas dos planaltos de Nova Guiné. Neste artigo Horace Minner demonstra que atitudes quanto ao corpo têm uma influência generalizada em muitas instituições da sociedade Sonaricema.

O antropólogo tornou-se tão familiarizado com a diversidade de modos com que diferentes povos reagem diante de situações similares, que elenão consegue se surpreender com os costumes mais exóticos possíveis. Com efeito, se quaisquer entre todas as combinações logicamente possíveis de comportamento não tiverem sido encontradas em alguma parte do mundo, ele tem o direito de suspeitar que elas devem estar presentes em alguma tribo ainda não estudada. Esta observação já foi realmente feita por Murdock, no que diz respeito à organizaçãoclânica. Neste sentido, as crenças e práticas mágicas dos Sonacirema apresentam aspectos tão pouco usuais, que nos parece importante descrevê-las como exemplo dos extremos a que comportamento humano pode chegar.

O prof. Linton foi o primeiro a chamar a atenção dos antropólogos para o complexo ritual dos Sonacirema, há vinte amos atrás, mas a cultura deste povo é ainda pouco compreendida. OsSonacirema são um grupo norte-americano que vivem no território que se estende desde os Cree do Canadá aos Yaqui e Tarahumara do México, aos Caribe e Arauque das Antilhas. Pouco se sabe quanto a sua origem, embora a tradição mítica afirme que eles vieram do leste...
A cultura Sonacirema se caracteriza por uma economia de mercado altamente desenvolvida, que se beneficiou de um habitat culturalmuito rico. Embora a maior parte do tempo das pessoas, nesta sociedade, seja devotada à ocupação econômica, uma grande porção de frutos destes trabalhos e uma considerável parte do dia são despendidas em atividades rituais. O foco destas atividades é o corpo humano, cuja aparência e saúde constituem a preocupação dominante dentro do ethos deste povo. Embora tal tipo de preocupação não seja realmentepouco comum, seus aspectos cerimoniais e a filosofia aí implícitas são únicos.
A crença fundamental subjacente a todo sistema parece ser a de que a corpo humano é feio, e que sua tendência natural é a debilidade e a doença. Encarcerado em tal corpo, a única esperança do homem é evitar estas características, através do uso de poderosas influências do ritual e da cerimônia. Todo o grupo domésticopossui um ou mais santuários dedicados a tal propósito. Os indivíduos mais poderosos desta sociedade têm vários santuários em sua casa e, de fato a opulência de uma casa é freqüentemente aferida em termos da quantidade dos centros de rituais que abriga. A maioria das casas é de taipa, mas o santuário dos mais ricos tem as paredes cobertas de pedra. As famílias mais pobres imitam os ricos, aplicandoplacas de cerâmica nas paredes dos seus santuários.
Embora cada família possua ao menos um destes santuários, os rituais a eles associados não são cerimoniais familiares, mas sim privados e secretos. Os ritos, normalmente, só são discutidos com a crianças, e isto apenas durante a fase em que elas estão sendo iniciadas nestes mistérios. Eu pude, entretanto, estabelecer com os nativos uma relaçãoque me permitiu examinar este santuário e anotar a descrição destes rituais.
O ponto focal do santuário é uma caixa ou arca embutida na parede. Nesta arca são guardados os inúmeros feitiços e porções mágicas, sem os quais nenhum nativo acredita que poderia viver. Tais feitiços e porções são obtidos de vários profissionais especializados. Dentre estes, os mais poderosos são os curandeiros,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antropologia da Religião
  • Antropologia da religião
  • antropologia da religiao
  • Antropologia da Religião
  • antropologia da religiao
  • antropologia da religiao
  • Antropologia da religião
  • Antropologia da religião

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!