antropologia cultural para Missões

Páginas: 5 (1097 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2013
Instituto Betel Brasileiro
Antropologia Cultural para Missões




Por : Cícero Manoel da Silva
Trabalho: Antropologia Cultural para Missões
Curso: Pós-Graduação em Missiologia
Profª. Sherry Lynn Hauter

Introdução

Quero em poucas palavras declarar o quanto esta disciplina foi, e está sendo útil para mim.
A antropologia para aqueles quefazem missões, é algo vivenciado a cada momento. Quando nos deslocamos de nossas cidades para anunciar as boas novas de salvação, nos inserimos, mesmo dentro do nosso país, em uma nova cultura, e precisamos nos adaptar com o clima, costumes, culinária,vocabulários,etc..
Muitas vezes sem o conhecimento necessário, o missionário pode querer mudar os hábitos das pessoas, por entender que o seu, seria aforma usual mais correta; mas estudando essa disciplina podemos entender que precisamos conhecer a cultura através de analises e estudos; só assim, poderemos entender aquele povo ou nação, podendo levar o evangelho com mais propriedade e entendimento para todos, e termos bons resultados.
Quando chegamos eu e minha família na cidade em que estamos hoje, tivemos algumas dificuldades como:Clima,pois o sertão é muito mais quente que o Recife.
Culinária, usa-se piquí em tudo, e tivemos que nos adaptar, o munguzá do Recife é doce, já do sertão, parece uma feijoada.
A forma de falar, algumas palavras eram incompreensíveis para nós, porque fazia parte de uma linguagem regionalizada, e nós tivemos que aprender o significado de cada uma delas.
Estudando essa disciplina, pude perceber quetudo isso que vivemos como missionários no nosso dia a dia, fazem parte de antropologia cultural, e queremos colocar em prática tudo que aprendemos, pois está sendo de grande proveito ao nosso ministério, e será também para aqueles com quem dividiremos nosso aprendizado.
1 . O que é Cultura?
1.1 São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo.
Se refere a crenças,comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e "preenchem" a sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período. A cultura é um modo de vida, um modo total de viver e um sistema adaptável. Ela é aprendida e está em constate mudança.

2. Formas culturais
2.1 A maioria das formasculturais é não-material como: costumes, estrutura familiar, padrões de cultos. As formas são as partes observáveis de uma cultura.
2.2 Funções
É a contribuição que a forma cultural dá a integração estrutural da cultura. Ex: os hinos funcionam para ligar as liturgias, fornecer oportunidades para a participação da parte dos que cultuam.




3. Cosmovisão

Cosmovisão, é um conjunto depressuposições que sustentamos sobre a formação básica do nosso mundo,
Consciente ou inconscientemente.
A cosmovisão de um povo, explica como as coisas chegaram a ser do jeito que são, e dá, um reforço psicológico ao povo nas crises, e nas horas de vulnerabilidade como na morte.

4. MUDANÇA

Como missionários, temos pregado sobre mudanças que o individuo sofre ao ter o verdadeiro encontro com o Senhor esalvador Jesus Cristo, e trabalhamos embasados na palavra de Deus, ensinando e conhecendo o indivíduo no todo e não apenas visando o espiritual em si.
O missionário é visto como um agente de transformação tendo a certeza que Deus já opera na cultura; logo deve entrar na cultura e operar a mudança de dentro dela.
O missionário deve buscar entender o elemento a ser transformado a partir daperspectiva das pessoas, estimular um numero mínimo de transformações importantes na cosmovisão em vez de concentrar-se num numero maior de mudanças nos níveis periféricos da cultura, e devem buscar a opinião dos líderes e trabalhar com eles em prol da mudança.como humanos que somos,
Trabalhamos com todas as classes sociais, tentando levar um evangelho entendível por todos, numa linguagem adequada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antropologia Cultural
  • A Antropologia Cultural
  • Antropologia Cultural
  • Antropologia cultural
  • Antropologia cultural
  • Antropologia cultural
  • Antropologia cultural
  • Antropologia Cultural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!