Antropologia cultural / franz boas; organização e tradução celso castro – rio de janeiro jorge zahar ed., 2004. cap.: as limitações do método comparativo da antropologia, 1896.

Páginas: 2 (451 palavras) Publicado: 11 de dezembro de 2012
Apontamento Antropologia 2
Antropologia cultural / Franz Boas; organização e tradução Celso Castro – Rio de Janeiro Jorge Zahar ed. , 2004. Cap. : As limitações do método comparativo daantropologia, 1896.
Allisson Vieira Gonçalves

A antropologia clássica ou evolucionismo cultural era a teoria explicativa dominante da diversidade humana até o final do séc. 19. Boaz irá problematizar essateoria pelo seu valor explicativo limitado ao universalismo cultural (método dedutivo) através de estágios uniformes. Seu contato com os esquimós como pesquisador físico proporcionou um interesse pelaorganização da cultura, dialogando com vários autores como Ratzel e seu determinismo geográfico, mostrou que mesmo em pequenas regiões com características ambientais semelhantes, haviadiferenciações relativas e significativas nos aspectos da cultura (ideias, costumes, crenças, etc.) gerando a ideia de “culturas”.

Também criticará o difusionismo cultural, que explicava as semelhanças entre asculturas como resultado do contato de umas com as outras, ou mesmo num passado remoto, uma cultura base que teria se irradiado para todo o globo (hiperdifusionismo). Através do particularismohistórico (influencia que teve do particularismo alemão de sua formação), desconstrói a ideia de raça e cultura, em favor de uma analise particular da influencia da cultura e da educação em cada culturapara a formação do individuo (o foco passa a ser o estudo da cultura e não das raças), criticando os aspectos tipológicos e classificatórios do evolucionismo cultural.

Pegando esse fator de formação,Boaz também analisara o aspecto “interno” dos indivíduos. Dialogará com Skinner através da “psicologia individual”, onde o individuo seria construído também particularmente apesar das semelhançascom outras culturas. Para ele os fenômenos devem ser analisados pelas suas “causas históricas”, sendo influenciados por fatores “internos” e “externos” ao seu “grupo cultural”. Percebe-se assim,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha de "As limitações do método comparativo da Antropologia", de Franz Boas
  • As limitações do método comparativo em antropologia. franz boas.
  • Resenha do texto
  • RESENHA: As limitações do método comparativo da antropologia, 1896.
  • Antropologia Cultural – Franz Boas
  • As limitações do método comparativo da antropologia
  • Franz Boas e a Antropologia Cultural
  • As limitações do método comparativo da antropologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!