ANTROPOLOGIA CULTURA

Páginas: 6 (1263 palavras) Publicado: 13 de março de 2014

1) (PESO 2) Descrever o que entende por:
Cultura: entendo que cultura é uma rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crença, valores, costumes, leis, moral, música, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos,formas de organização social. Portanto podemos chegar à conclusão que é impossível que um indivíduo não tenha cultura, afinal ninguém nasce e permanece fora de um contexto social e devemos especialmente reconhecer que somos uma cultura possível entre tantas outras, mas não a única.
Diversidade: diz respeito à variedade e convivência de idéias, características ou elementos diferentes entre si, emdeterminado assunto, situação ou ambiente. Como estudamos em sale de aula a diversidade cultural é definida como um mix de pessoas com identidades diferentes interagindo no mesmo sistema social. Refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos.
Etnocentrismo: é um fenômeno que mostraque a cultura de determinada sociedade é tida como a melhor e é o centro da humanidade.
É uma visão de mundo onde o nosso próprio grupo ou sociedade é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. Tem a sua origem na tendência de julgarmos as realizações culturais de outros povos a partirdos nossos próprios padrões culturais, pelo que não é de admirar que consideremos o nosso modo de vida como preferível e superior a todos os outros. Heródoto (484-424 a.C.) afirma em uma de suas teorias que se oferecêssemos aos homens a escolha de todos os costumes do mundo, eles examinariam a totalidade e escolheriam os seus próprios costumes, certos de que este seria melhor do que os outros.Alteridade: é a concepção que parte do pressuposto básico de se colocar no lugar do outro na relação interpessoal, com consideração, valorização, identificação e dialogo com o outro. Dessa forma eu apenas existo a partir do outro, da visão do outro, o que me permite também compreender o mundo a partir de um olhar diferenciado, partindo tanto do diferente quanto de mim mesmo, sensibilizado que existopela experiência do contato.

2) (PESO 3) Discorra sobre a afirmação: “A cultura interfere no plano biológico”.
O plano biológico é constantemente afetado pela cultura. Costumes, crenças ou tradições de uma determinada sociedade afeta o aparato biológico do indivíduo causando visíveis modificações.
Tem algumas pessoas que adquirem doenças psicossomáticas, as doenças que têm um componentepsíquico, sem ao menos entender sobre aquela determinada doença, esse fato é muito curioso e ao mesmo tempo bastante interessante como a cultura, algo que ele acredita existir, por tradições de gerações, pode influenciar no plano biológico do individuo ao ponto de fazer sentir algo, sensações e ate mesmos leva a morte.
As crenças populares também são marcantes no comportamento de um povo. O fato deacreditar que “feitiçarias” possam atingir negativamente um indivíduo e ser considerada a causa de doenças, assim como a crendice na cura de enfermidades por meio somente da fé e que a mistura de determinados alimentos como manga e leite podem fazer mal (mesmo hoje sendo comprovado o contrário) são provas de que a cultura interfere no plano biológico do ser humano. Mesmo que todo o homem possua amesma forma anatômica, seu corpo reage diferente de acordo com o padrão de sua cultura.



3) (PESO 3) ... Descreva um ritual da vida contemporânea. Indique em que medida o ritual descrito atualiza a cultura e possibilita a sua reprodução.


Os símbolos e os rituais tiveram grande importância na construção do imaginário da humanidade. Inicialmente o ritual do carnaval surge nas celebrações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antropologia E Cultura
  • Antropologia e cultura
  • antropologia e cultura
  • Antropologia
  • Antropologia e Cultura
  • Cultura Antropologia
  • Cultura antropologia
  • Antropologia e cultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!