Antropologia cullltural

1858 palavras 8 páginas
FICHAMENTO

ANTROPOLOGIA CULTURAL

A ciência antropológica desenvolveu-se a partir de varias origens distintas

Numa época antiga, os homens estavam interessados em países estrangeiros e nas vidas de seus habitantes.

Na idade Media , Marco Polo, o veneziano, e Ibn Batuta, o árabe, produziram relatos sobre os estranhos povos do extremo oriente e da África.

A partir desses relatos desenvolveu-se gradualmente um desejo por descobrir uma significação geral para os variados modos de vida de povos estranhos,.

Os biólogos passaram a dirigir seus estudos no sentido de compreender as variedades das forma humandas. Lineu , Blumenbach e Camper são alguns dos nomes que se tornaram proeminentes como os primeiros investigadores dessas questões, as quais receberam um estimulo inteiramente novo quando as interpretações de Darwin sobre a instabilidade das espécies foram aceitas pelo mundo cientifico.

O desenvolvimento da psicologia fez surgir novos problemas levantados pela diversidade de grupos sociais e raciais da humanidade. A questão das características mentais das raças - que num período anterior havia-se tornado objeto de discussão com métodos inteiramente inadequados, em grande medida estimulados pelo desejo de justificar a escravidão – foi retomada com as técnicas mais requintadas da psicologia experimental.

Finalmente , a sociologia, a economia , a ciência politica, a historia e a filosofia descobriram que vale a pena estudas as condições observadas entre os povos alienígena, de modo a lanças luz sobre nossos processos sociais modernos.

Com essa desorientadora variedade de abordagens, todas elas lidando com formas raciais e culturais, torna-se necessário formular claramente quais são os objetivos que buscamos alcançar com o estudo da humanidade.
Necessitamos de um conhecimento da sucessão cronológica de formas e uma percepção das condições sob as quais as mudanças ocorrem. Sem esses dados, parece impossível progredir, e a questão

Relacionados