Antropologia análise do filme “a onda

Páginas: 8 (1752 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2011
ANTROPOLOGIA
ANÁLISE DO FILME “A ONDA

INTRODUÇÃO

A sociedade é formada por grupos de indivíduos, onde relações sociais e de poder interagem entre seus membros, analisar os aspectos culturais e psicológicos, de liderança e motivação, interligados às características de valores, crença, princípios, símbolos, e comunicação. Todos estes elementos se apresentam no filme “A Onda”, assim, se faráuma análise antropológica em relação ao filme e seus personagens, sua realidade, sentimentos e de como eles interagem entre si e as outras pessoas fora de seu grupo familiar e social para resolver suas prioridades diante de situações inéditas, que vão progressivamente se tornando agressivas.

ANÁLISE DO FILME “A ONDA”

A sociedade tem um caráter extremamente dinâmico, formada por um grupo deindivíduos, onde relações sociais e de poder interagem entre seus membros, deve apresentar, também, um nível mínimo de organização e estrutura social que assegure as relações interpessoais. A sociedade enfatiza o componente humano e as relações entre elas, como também, as relações econômicas, políticas e culturais, que se organizam em torno de práticas, comportamentos, princípios e valores. È nasociedade que se inicia os processos de socialização do indivíduo, segundo Engel, Brackwell e Miniard (2002) as pessoas desenvolvem valores, motivações e atividades habituais, que tem reflexo direto na formação dos indivíduos, constituindo uma incorporação das maneiras de ser, ou seja, de sentir, pensar e agir de um grupo, de sua visão de mundo e de sua relação com o futuro, de posturas corporais ede suas crenças.
Todos estes fatores são de extrema importância na formação da sociedade, dentro de seu espaço vivido e dentro da sua realidade, onde se desenvolvem as experiências sociais do cotidiano, onde os indivíduos encontram e define sua identidade, a sensação de segurança e pertencimento, possibilitando conhecer e interpretar os códigos de expressão e seus símbolos, como instrumento desocialização e consolidação das relações sociais. Todos estes elementos formam a cultura de um grupo ou comunidade.
Uma cultura é um conjunto de padrões de comportamentos que prevalecem em um grupo de seres humanos em um período de tempo especificado, é todo o complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem comomembro da sociedade. A cultura abrange todas as manifestações de hábitos sociais de uma comunidade, as reações do indivíduo quando afetado pelos hábitos do grupo no qual vive e os produtos de atividades humanas quando determinadas por esses hábitos.
Ribeiro (1996) aponta que os elementos da cultura interferem e interagem em padrões explícitos e implícitos de comportamento, adquiridos etransmitidos por meio de símbolos, e que constituem as realizações características de grupos humanos, inclusive suas materializações em artefatos, símbolos e rituais. Sob o ponto de vista individual é encarada como um método para a satisfação de necessidades básicas, de auto realização, de ajustamento aos meios interior e exterior, aos outros homens e de pertencimento, principalmente através dos processos decomunicação e de relacionamentos pessoal e interpessoal, repercutindo em todo o grupo comunitário do qual se faz parte.
Em “A Onda”, um professor de nível médio, Sr. Rainner Benger se sente excluído e diminuído frente à sua classe profissional e pessoal, inclusive logo no início do filme, ele discute sua posição frente a outro professor na disposição de temas de aulas, ele queria a anarquia comotema, contudo, foi obrigado a ficar com a autocracia. Insatisfeito ele começa, implicitamente, uma disputa pelo poder, influenciando seus alunos. Nota-se esta influência a partir da imposição na postura dos alunos e na disciplina de sua proposta pedagógica. No outro dia, ele impõe uma prática ritualística, os alunos começam a marchar dentro da sala de aula, não com objetivo pedagógico, mas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • analise di filme a onda
  • analise do filme a onda
  • Análise do filme a onda
  • Analise do filme A ONDA
  • Análise do filme a onda
  • Análise Filme A Onda
  • Análise do filme A Onda
  • Análise do filme "A ONDA"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!