ANTROPOLIGIA CULTURAL TRABALHO DA DISCIPLICA TURISMO E ANTROPOLOGIA

1568 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO
Primeiro busquei entender o objeto da antropologia lendo, pesquisando vários autores sobre o assunto, o que foi despertado pelas aulas da matéria de mesmo nome, em seguida procurei transportar os conhecimentos obtidos para o universo empresarial, segmento em que atuo no dia-a-dia, na tentativa de realizar o trabalho solicitado para avaliação dentro da disciplina Turismo e Antropologia.
ANTROPOLOGIA – Ciência que reúne várias disciplinas cujas finalidades comuns são descrever o homem e analisa-lo com base nas características biológicas e culturais dos grupos em que se distribui, dando ênfase, através das épocas, às diferenças e variações entre esses grupos.
ANTROPOLIGIA CULTURAL – Ramo da antropologia que trata das características culturais do homem (costumes, crenças, comportamento, organização social) e que se relaciona, portanto, com várias outras ciências, tais como etnologia, arqueologia, lingüística, sociologia, economia, história, geografia humana.
ANTROPOLIGIA – Estudo do homem e dos grupos, nela o homem é o centro de suas preocupações.
ANTROPOLIGIA CULTURAL ou SOCIAL – estuda as crenças as instituições de um grupo nascidas como fundamento das estruturas sociais e consideradas em suas relações com a personalidade.
Campo onde se estuda os fatos culturais
A Antropologia Cultural começa a se desenvolver com F. Boas e os difusionistas que pretendem reagir contra o evolucionismo dominante. Insistindo no aspecto original, específico do desenvolvimento de cada cultura, alguns autores tendem, no entanto, a adotar posições tão radicais (tanto oos “relativistas”como F.Boas e F. Lowie, que chegam a negar totalmente a existência de leis em antropologia, quanto os adeptos do hiperdifusionismo alemão) quanto as que condenam no evolucionismo. Mas foram sobretudo os discípulos de Boas (ª Kardiner, R. Linton, R. Benedict, M. Mead) que lhe deram a consistência de uma verdadeira escola. Criando uma nova subdisciplina (“cultura e personalidade”), eles demonstram a

Relacionados