Antre projeto suinocultura

1341 palavras 6 páginas
Introdução É denominada suíno cultura a criação de suínos. Atualmente o Brasil é um dos países do mundo com melhor condição de desenvolvimento nesse setor em função de seu clima, território, topografia, vegetação, produção. O consumo de carne bovina ocupa 44% do consumo total de carnes, no Brasil essa porcentagem corresponde a 55%. Para atender essa demanda é necessário uma grande eficiência na produção, afim de obter um produto de alta qualidade, visando o aproveitamento, lucro e o aumento da produção. Um dos sistemas mais eficientes é o wean to finish, que consiste em eliminar a fase de creche do sistema, fazendo com que os leitões saiam da fase de demama direto para a terminação Este projeto se trata do desenvolvimento de uma instalação para criação de suínos no sistema wean to finish.

Planejamento da Produção Projetamos a granja para o armazenamento de 16 matrizes e 1 macho. O sistema usado na criação será o wean to finish dividindo a granja para fase de gestação, maternidade e crescimento/terminação.

Revisão Bibliografica
Sistema wean to finish: Caracteristicas e histórico, Os leitões ao completar 28 dias tendo um peso de por volta de 8,5kg saem da fase de desmama e seguem diretamente para a terminação com por volta de 115 kg, permanecendo na mesma instalação. O sistema fornece uma melhora na produção porem, seu custo para implantação também é relativamente alto devido a alta tecnologia para o manejo. O sistema foi desenvolvido nos Estados Unidos visando manter o animal em uma mesma instalação para amenizar o stress da troca de instalações, também sendo possível diminuir os gastos e mão de obra. O sistema foi implantado no Brasil pela empresa Coperio visando solucionar problemas como superlotação nas creches, melhor indicie zootécnicos, maior biossegurança, higiene. O sistema teve inicio em 2008. Em relação aos sistemas convencionais podem ser citados como vantagens: maior espaço disponível; rentabilidade; menor stress;

Relacionados