Antranpologia e etica cultural

372 palavras 2 páginas
Com base nas leituras realizadas, responda às questões a seguir:
1) Relacione e analise os princípios gerais estabelecidos pela Bioética moderna.

Os princípios básicos são quatro:
O PRINCÍPIO DE NÃO MALEFICÊNCIA,
O PRINCÍPIO DE BENEFICÊNCIA: O PRINCÍPIO DE RESPEITO À AUTONOMIA e,
O PRINCÍPIO DE JUSTIÇA:
• O Principialismo é um conjunto de postulados básicos que, mesmo não possuindo um caráter de princípios absolutos, serve para ordenar as discussões bioéticas.
• Não maleficência, Beneficência, Respeito a Autonomia e Justiça são deveres prima facie, ou seja, obrigações que devem ser cumpridas, a não ser que entrem em conflito com outro dever igual ou mais forte.
• A vantagem do Principialismo é ser operacional, facilitando a análise dos casos, e constitui-se num componente necessário do debate bioético.
• Sua desvantagem é que nem sempre é suficiente a análise destas quatro condições, tendo-se que buscar em outras teorias éticas a fundamentação para resolver os conflitos.
• Em Pediatria, a Autonomia do paciente está ausente ou limitada, necessitando-se da presença dos pais ou responsáveis para responder pelos melhores interesses da criança, até que esta atinja um grau de desenvolvimento e maturidade que lhe permitam participar das decisões a respeito de sua saúde.
2) Explique a relação da Bioética com a interdisciplinaridade.
A Ética Aplicada surge como uma resposta a problemas, é uma reflexão com base na realidade. A Bioética, atualmente, é considerada como sendo a Ética Aplicada às questões da saúde e da pesquisa em seres humanos. A Bioética aborda estes novos problemas de forma original, secular, interdisciplinar, contemporânea, global e sistemática. Desta forma, estimula novos patamares de discussão e de reflexão, que podem possibilitar soluções adequadas.

Referencias:
1. Gracia, D. Ética y Vida – Estudios de Bioética. v.1. Fundamentación y enseñansa de la Bioética. Santa Fé de Bogotá, DC: Editorial El

Relacionados