Antonio Candido

Páginas: 3 (727 palavras) Publicado: 28 de maio de 2014
 Antônio Candido

Em que a leitura de um texto literário contribui para o desenvolvimento humano?
Desde que o homem estuda as artes por ele mesmo produzidas, a função da literatura tem sidobastante discutida. Para a conscientização dos leitores e melhor desenvolvimento do tema é pertinente a reafirmação da importância da literatura como instrumento de educação e formação do homem. AntonioCândido diz que a literatura não corrompe nem edifica, mas humaniza em sentido profundo porque faz viver. E afirma:
“A literatura pode formar; mas não segundo a pedagogia oficial. [...], ela age com oimpacto indiscriminado da própria vida e educa com ela. Dado que a literatura ensina na medida em que atua com toda a sua gama, é artificial querer que ela funcione como os manuais de virtude e boaconduta. E a sociedade não pode senão escolher o que em cada momento lhe parece adaptado aos seus fins, pois mesmo as obras consideradas indispensáveis para a formação do moço trazem frequentementeaquilo que as convenções desejariam banir [...]. É um dos meios por que o jovem entra em contato com realidades que se tenciona escamotear lhe.”
Visto a importância da literatura como formadora dohomem, ainda pela visão de Antônio Candido, ela tem também a função social, que diz respeito à identificação do leitor e de seu universo vivencial representados na obra literária. A literatura é atransfiguração do real, é nela que estão retratados os sentimentos humanos e as diversas formas de relação do homem com aquilo o que sente. Na literatura está às verdades de uma mesma condição humana, o quepossibilita ao homem, ao ver seus costumes retratados, uma reavaliação da postura que assume. Ler é criar consciência do que somos, é examinar o mundo em que vivemos para transformá-lo no mundo em quegostaríamos de viver... Sobre a importância da literatura na formação da sociedade, encontrei na internet um texto do escritor peruano Mário Vargas Llosa que vem ao encontro do exposto. Na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • antonio candido
  • Antônio candido
  • Antonio Candido
  • antonio candido
  • Antonio Candido
  • Resenha Antonio Candido
  • Biografia Antonio Candido
  • Antonio Cândido Direito à Literatura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!