ANTOMIA - ARCO REFLEXO

830 palavras 4 páginas
ANATOMIA
ARCO REFLEXO

ARCO REFLEXO
O arco reflexo é a resposta involuntária rápida, consciente ou não, que visa uma proteção ou adaptação do organismo sendo originado de um estímulo externo antes mesmo do cérebro tomar conhecimento do estímulo periférico, consequentemente, antes deste comandar uma resposta. Os atos reflexos são comandados pela substância cinzenta da medula espinhal e do bulbo.

Exemplo:

ARCO REFLEXO
Um arco reflexo é constituído de: um órgão sensitivo
 um neurônio aferente
 uma ou mais sinapses numa estação de integração  um neurônio eferente e um efetor.


ATIVIDADE NO ARCO REFLEXO
A atividade no arco reflexo tem início num receptor sensitivo com um potencial receptor (um dos tipos de potencial gradativo), cuja amplitude é proporcional à intensidade do estímulo. Se o estímulo for suficientemente intenso, gera-se em seguida um potencial de ação no nervo aferente. Os potenciais de ação dos nervos aferentes originam, no SNC, potenciais sinápticos inibitórios ou excitatórios (IPSP e
EPSP, respectivamente). No nervo eferente, por sua vez, são gerados novamente potenciais de ação. Quando estes atingem o efetor, originam uma resposta (ex. contração muscular; secreção glandular). A atividade do reflexo pode também ser modificada através de múltiplas aferências que convergem nos neurônios eferentes.

ARCO REFLEXO

Essa ação de mover a perna envolveu então três neurônios: o sensorial, o interneurônio e o motor. Eles compõem o arco reflexo.

ARCO REFLEXO
O arco reflexo é a via que um nervo reflexo segue. Um exemplo é o reflexo patelar.
1. Uma percussão no joelho estimula receptores sensitivos, gerando um sinal nervoso.
2. O sinal percorre ao longo de uma via nervosa até a medula espinhal. 3. Na medula espinhal, o sinal é transmitido do nervo sensorial ao nervo motor.
4. O nervo motor envia o sinal de volta a um músculo da coxa.
5. O músculo contrai, fazendo com que a perna se desloque
para

Relacionados

  • henrique
    146283 palavras | 586 páginas