Antologia poética: Artistas renomados do modernismo

Páginas: 24 (5815 palavras) Publicado: 23 de maio de 2014


ANTOLOGIA
POÉTICA







A linguagem da modernidade na literatura em língua portuguesa







Introdução
Como é a linguagem literária da modernidade?
A linguagem de hoje procura usar palavras simples e objetivas, de forma que até as pessoa com menos conhecimento compreendam o conteúdo.
Antigamente a linguagem era mais rebuscada e regrada, hoje em dia, a linguagem estámais livre e “solta”.
A linguagem da modernidade tanto na estética quanto na vida social apresenta um anticonvencionalismo temático, e inovação dos conteúdos que encontra correspondência também nesta linguagem.
Além das inovações técnicas, a linguagem torna-se coloquial e espontânea, mesclando expressões da língua culta com termos populares, o estilo elevado com o estilo vulgar.
Há uma forteaproximação com a fala, isto é, com a oralidade, e geralmente desejam denunciar a realidade como ela é, nua e crua, Assim, liberto da escrita nobre, o artista volta-se para uma forma prosaica de dizer, feita de palavras simples e que, inclusive, admite erros gramaticais.
Isso tudo se baseia nas modificações do modernismo, que surge com intuito de renovar a ideia de literatura e do escritor, esteúltimo trazendo em si o desejo de expressar-se livremente, rompendo cânones e privilegiando temas como a realidade brasileira com uma crítica radical ás intuições já ultrapassadas, ineficaz e incompetente. De acordo as inovações, pode-se obviamente dizer que essa mudança não foi consideravelmente aceita quando anunciada, pois ainda que fosse algo diferente, “moderno, os autores não possuíam certo desejointenso, ou certa consciência dessa classe, de sua situação oprimido ou da necessidade dessa transformação.



Cecília Meireles
Despedida
Por mim, e por vós, e por mais aquilo
Que está onde as outras coisas nunca estão, 
Deixo o mar bravo e o céu tranquilo: 
Quero solidão. 

Meu caminho é sem marcos nem paisagens. 
E como o conheces? - me perguntarão. 
- Por não ter palavras, por nãoter imagens. 
Nenhum inimigo e nenhum irmão. 

Que procuras? Tudo. Que desejas? - Nada. 
Viajo sozinha com o meu coração. 
Não ando perdida, mas desencontrada. 
Levo o meu rumo na minha mão. 

A memória voou da minha fronte. 
Voou meu amor, minha imaginação... 
Talvez eu morra antes do horizonte. 
Memória, amor e o resto onde estarão? 

Deixo aqui meu corpo, entre o sol e a terra. (Beijo-te, corpo meu, todo desilusão! 
Estandarte triste de uma estranha guerra...) 
Quero solidão.

Entendimento da obra
O que se destaca nos versos de Cecília Meireles é o fato dos mesmos estarem relacionados à incorporação do cotidiano, acontecimentos de pura realidade do dia a dia, como por exemplo, o sentimento de “Despedida”. O eu lírico, nesse poema, relembra dos acontecimentospassados e, mesmo estando na solidão, talvez para aparentar-se com um sentimento de tristeza ou se fixar em seu mundo de imaginação, relembrando os fatos acontecidos na hora da despedida. Em geral, esse poema trata-se de uma melancolia sentimental.

Biografia

Cecília Benevides de Carvalho Meireles é uma das grandes escritoras da literatura brasileira. Nasceu no dia 7 de novembro de 1901, na cidadedo Rio de Janeiro, e faleceu em sua cidade natal, no dia 9 de novembro de 1964. Cecília Meireles, através de suas próprias experiências de vida, procurou questionar e compreender o mundo em que vivia. Embora fosse o auge do Modernismo, a jovem poetisa foi fortemente influenciada pelo movimento literário simbolista. Sua obra reflete uma atmosfera de sonho, de fantasia e, ao mesmo tempo, de solidão epadecimento. Intimismo, lirismo, misticismo e universalidade são as principais características da obra de Cecília Meireles, que no qual se relacionavam também a sensibilidade forte, introspecção, viagem para dentro de si mesma e consciência da transitoriedade das coisas (tempo = personagem principal). Para ela, a realidade não é para se filosofar, pois ela é inexplicável, basta vivê-la. Sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antologia poética
  • Antologia poetica
  • Antologia poética
  • Antologia Poética
  • Antologia Poética
  • Antologia poetica
  • Antologia Poética
  • Antologia poética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!