Antologia de crônicas trabalho apresentado à disciplina de leitura e produção de textos

Páginas: 33 (8240 palavras) Publicado: 30 de março de 2012
SUMÁRIO

I INTRODUÇÃO

II BIOGRAFIA DOS AUTORES

2.1 Armando Nogueira
2.2 Joaquim Maria Machado De Assis
2.3 Lima Barreto
2.4 Moacyr Scliar
2.5 Paulo Mendes Campos

III CRÔNICAS

3.1 Peladas – Armando Nogueira
3.2 Um Caso De Burro - Joaquim Maria Machado De Assis
3.3 Os Bruzundangas - Lima Barreto
3.4 Cobrança - Moacyr Scliar
3.5 O Amor Acaba - Paulo Mendes CamposIV ANÁLISE CRÍTICA

4.1 Peladas
4.2 Um Caso De Burro
4.3 Os Bruzundangas
4.4 Cobrança
4.5 O Amor Acaba



REFERÊNCIAS






I INTRODUÇÃO

Dentre os gêneros textuais que me despertam o interesse selecionei as crônicas porque além de possuir uma linguagem mais simples, tem a mobilidade, aparências e discursos que os outros gêneros não possuem. Sou crítico e bemhumorado por natureza e a crônica por sua vez traz as características que funcionam bem ao meu estilo: humor, surpresa e uma intimidade com o cotidiano.

A crônica é um gênero que ocupa o espaço do entretenimento, da reflexão mais leve. È colocada como uma pausa para o leitor, fatigado de textos mais densos. Nas revistas, por exemplo, em geral é estampada na última página. A crônica retrata osacontecimentos da vida com um tom despretensioso, ora poético, ora filosófico, muitas vezes divertido. Nossas crônicas são bastante diferentes daquelas que circulam em jornais de outros países. Lá são relatos objetivos e sintéticos, comentários sobre diversos acontecimentos, e não costumam expressar sentimentos ou emoções do autor. Os cronistas brasileiros exprimem vivências e sentimentos própriosdo universo cultural do país.

Ao escrever, os cronistas buscam emocionar e envolver seus leitores, convidando-os a refletir, de modo sutil, sobre situações do cotidiano, vistas por meio de olhares irônicos, sérios ou poéticos, mas sempre agudos e atentos. Nem todas as crônicas resistem ao tempo. Publicadas em jornais ou revistas, são lidas apenas uma vez e, em geral, esquecidas pelo leitor. Acrônicas literária, no entanto, tem longa duração e sempre apreciada pelo estilo de quem a escreve e pelo tema abordado. A produção de crônicas literárias é muitas vezes tarefa “encomendada” a escritores já conhecidos pela publicação de outras obras, como contos e romances. São esses autores que usando recursos literários e estilo pessoal, fazem seus textos perdurarem e serem apreciados apesar dapassagem do tempo. Para conseguir esse efeito, os autores não destacam os fatos em si, mas a interpretação que fazem deles, dando-lhes características de “retrato” de situações humanas atemporais. Os temas são ligados geralmente a questões éticas, de relacionamento humano, de relações entre grupos econômicos, sociais e políticos.

Em geral, na crônica a narração capta um momento, um flagrante dodia a dia. Os fatos cotidianos e as personagens descritas podem ser fictícias ou reais, embora nunca se espere da crônica a objetividade de uma notícia de jornal, de uma reportagem ou de um ensaio.



II BIOGRAFIA DOS AUTORES


2.1 Armando Nogueira

Formado em direito, começou em 1950 a carreira de jornalista. Foi repórter, redator e colunista. Fez a cobertura de todas as copas domundo a partir de 1954. Iniciou em telejornalismo em 1959. De 1966 a 1990 foi diretor da Central Globo de Jornalismo da Rede Globo de Televisão. Começou a cobrir os jogos olímpicos em 1980, em Moscou. Atualmente colabora em diversos jornais e mantém programa em uma emissora de televisão. Seu estilo literário na coluna “Na grande área”, inicialmente publicada pelo Jornal do Brasil, criou umaabordagem nova do futebol, aproximando-se ainda mais do leitor. Autor de diversos livros, todos sobre esporte, entre os quais “Drama e glória dos bicampeões”, “Na grande área”, “Bola na rede”, “A ginga do jogo”... etc.

2.2 JOAQUIM MARIA MACHADO DE ASSIS


Foi um escritor brasileiro, amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional. Escreveu em praticamente todos os gêneros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DISCIPLINA- LEITURA PRODUÇAO DE TEXTO
  • trabalho de leitura e produção de texto
  • Trabalhos leitura e produção de textos
  • TRABALHO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
  • Trabalho de leitura e produção de texto
  • Trabalho de Pedagogia Leitura e produção de texto
  • Trabalho
  • Manual da qualidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!