antivirais

Páginas: 19 (4511 palavras) Publicado: 20 de março de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA
DISCIPLINA: FARMACOLOGIA PARA MEDICINA
PROFESSORA: FERNANDA REGINA DE CASTRO ALMEIDA
MARIA ZENAIDE DE LIMA CHAGAS MORENO FERNANDES
















AVALIAÇÃO DO USO TERAPÊUTICO DE ANTIVIRAIS NA PRÁTICA CLÍNICA DE TERESINA, PI








ÂNDERSON RODRIGUES
GILVANVILARINHO
JEANLEY VIEIRA
JOSÉ LUIS
RAYRA GOMES










TERESINA, NOVEMBRO DE 2012


INTRODUÇÃO

Os vírus são parasitos intracelulares obrigatórios, e sua replicação depende principalmente dos processos de síntese da célula hospedeira. Por conseguinte, para serem efetivos, alguns fármacos antivirais precisam bloquear a entrada do vírus na célula ou a saída dela, ou devem serativos no interior da própria célula hospedeira. Alguns vírus possuem ainda um envelope lipídico que pode conter glicoproteínas ou fosfolipídios antigênicos virais obtidos de seu hospedeiro, no momento em que o nucleosídeo brota através das membranas celulares infectadas (BRUNTON et al., 2006; KATZUNG, 2010).
A partir do início da década de 1950, muitas pesquisas proporcionaram o desenvolvimento daquimioterapia antiviral. Agentes antivirais de 1ª geração, como a 5-iododesoxiuridina e a trifluorotimidina, possuíam pouca especificidade e grande toxicidade para uso sistêmico. Muitos dos agentes terapêuticos disponíveis exercem sua atividade contra uam das muitas etapas na infecção e replicação virais. Entretanto também são descritos os interferons, que consistem em citocinas com açõesimunomoduladoras e antiproliferativas nas células do hospedeiro (BRUNTON et al., 2006; KATZUNG, 2010).
Os agentes anti-herpesvírus são representados por três análogos de nucleosídios empregados no tratamento das infecções por herpesvírus simples (HSV) e vírus varicela-zoster (VZV): aciclovir, valaciclovir e fanciclovir. Os três apresentam mecanismos de ação semelhantes e são bem tolerados. A eficáciadesses três fármacos contra infecção por HSV é equivalente, porém o fanciclovir e o valaciclovir são superiores ao aciclovir no tratamento de herpes-zoster (KATZUNG, 2010).
O aciclovir, protótito desse grupo, é ativo contra o HSV-1, HSV-2 e VZV; in vitro possui atividade contra o EBV, CMV e HHV-6. Para sua ativação, são necessárias três fosforilações: pela timidina quinase do HSV e, em seguida,pelas enzimas celulares do hospedeiro. O trifosfato de aciclovir atua inibindo a síntese do DNA viral através de dois mecanismos: compete com o trifosfato de desoxi-guanosina (dGTP) pela DNA polimerase viral e, ao se incorporar ao DNA viral, interrompe a cadeia. O aciclovir oral tem múltiplas aplicações: herpes genital, herpes labial recorrente e varicela. O aciclovir intravenoso constitui otratamento de escolha para encefalite por herpes simples, infecção neonatal por HSV e infecções graves por HSV ou VZV. Quanto aos mecanismos de resistência, podem ocorrer: ausência ou produção parcial de timidina quinase viral, alteração da especificidade do substrato da timidina quinase e alteração da DNA polimerase viral. O aciclovir é em geral bem tolerado, embora possam ocorrer efeitos adversos, comonáuseas, diarréia e cefaléia (BRUNTON et al., 2006; KATZUNG, 2010).
As infecções causadas pelo citomegalovírus (CMV) normalmente aparecem no contexto de uma imunossupressão avançada como resultado de uma infecção latente, dando origem a infecções em órgãos alvo, como olhos, cólons, esôfago e pulmão. Na época em que as armas contra o HIV eram escassas, era muito comum uma ocorrência do CMV comoresultado do HIV. Hoje em dia, porém, devido ao advento dos anti-retrovirais essa associação não é mais tão comum.(KATZUNG, 2010)
Os principais fármacos para o tratamento de infecções pelo CMV são o ganciclovir e o valganciclovir (pró-fármaco). O ganciclovir mostra-se eficaz no tratamento e na supressão crônica da retinite por CMV empacientes imunocomprometidos, bem como na prevenção da doença...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antivirais
  • Antivirais
  • Antivirais
  • Antivirais
  • Antivirais
  • Aula antivirais
  • Antifungicos e Antivirais
  • Tratamentos antivirais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!