Antiguidaded oriental (história da educação)

1518 palavras 7 páginas
Antiguidade Oriental
Apesar de nossa formação ser predominantemente ocidental, greco-romana, não deixa de ser importante conhecer os primórdios do que entendemos por “civilização”. Mesmo porque os gregos conheceram e admiraram aquelas culturas e sem dúvidas sofreram influência dos povos da região do Crescente Fértil.
O processo de humanização passou por diversos períodos, até que por volta de 8 a 10 ante de Cristo, ocorreu à chamada Revolução Neolítica que aperfeiçoou as técnicas agrícolas e de pastoreio, fazendo os homens abandonarem a vida nômade.
Há cerca de cinco mil anos teve início a ocupação do Oriente Médio, região conhecida com Crescente Fértil, onde se desenvolveram as chamadas sociedades hidráulicas, uma vez que esses povos habitaram as margens do principais rios da região.
Apesar das diferenças entre as civilizações, todas impuseram governos despóticos de caráter teocrático, em que o poder absoluto do rei se sustentava na crença em sua origem divina.
A invenção da escrita.
Na atualidade usamos para escrever o sistema fonético alfabético, que registra sons, e cada som representa uma letra.
Chamamos de pictgráfica a escrita que representa figuras, enquanto a ideográfica representa objetos e ideias. Escritas como os hieróglifos egípcios, os caracteres cuneiformes da Mesopotâmia e os ideogramas chineses são ideográficas. A escrita fonética decompõem as palavras em unidades sonoras, que podem ser silábicas ou alfabéticas.

História da Educação - Período Oriental

Resumo:
• O surgimento da escrita;
• Transição da sociedade primitiva para a civilização;
• Surgimento da cidade e do estado;
• Mantinha a cultura dominante através da educação.

EGITO

As escolas funcionavam como templos e em algumas casas foram frequentadas por pouco mais de vinte alunos. A aprendizagem se fazia por transcrições de hinos, livros sagrados, acompanhada de exortações morais e de coerções físicas. Ao lado da escrita, ensinava-se também aritmética, com sistemas

Relacionados