Antiguidade oriental: a educaçao tradicionalista

Páginas: 29 (7001 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
TEMA 2

PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO A IMPORTÂNCIA DA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

TEMA 2

36

TEMA 2

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO A IMPORTÂNCIA DA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
Iniciando nosso diálogo

Prezado aluno,

Neste segundo módulo, você terá a oportunidade de conhecer e refletir as diretrizes parapreparar e apresentar um seminário, entendendo que o seminário tem objetivo ao ser realizado, é uma didática utilizada em sala de aula e que ajuda no aprofundamento de temas estudados na sua formação. O seminário é preparado com as orientações de leitura, análise e interpretação de texto e formula-se um roteiro para facilitar a apresentação. Além disso, importante frisar que os participantes devemestar preparados para participar e debater o tema ao final da apresentação. Você irá encontrar pela frente muitos professores que aplicam esta didática e você terá facilidade para colocar em prática a metodologia do seminário.

OBJETIVOS • Refletir sobre os vários tipos de conhecimentos, fundamentando-os para os trabalhos universitários. • Desenvolver o conhecimento, aprendizagem e vida intelectualdisciplinada e sistematizada em relação à preparação e apresentação de seminário na universitária. • Conhecer as várias formas de conhecimento que a humanidade produz e o conhecimento necessário para produção da verdade científica



Vamos iniciar nosso aprendizado!

37

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO A IMPORTÂNCIA DA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

TEMA 2

38

TEMA 2

AIMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO A IMPORTÂNCIA DA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

2.1 - DIRETRIZES PARA PREPARAÇÃO E REALIZAÇÃO DE SEMINÁRIO
A realização de trabalhos acadêmicos é uma constante no curso de graduação, portanto, a cada disciplina aplica-se uma metodologia própria para desenvolver o conhecimento e a produção do saber científico. Essa prática envolve a leitura e análise de textos, a formação de painéisde discussão, debate, monografia, seminários e vários outros métodos aplicados à dinâmica de cada aula. Um dos recursos que mais efetivamente tem se demonstrado com bons resultados, por haver o envolvimento de todos os alunos em sua realização, é o seminário. Diferentemente do que alguns acreditam, em tratar-se de “dar uma aula para o professor” ou mesmo ministrar aula “no lugar do professor”,são ideias transmitidas em um nível de senso comum, o qual tanto professores como alunos acabam desacreditados, quando a prática torna-se sem fundamento científico. Na área da metodologia o seminário tem se mostrado um excelente instrumento de pesquisa a partir do momento que segue as orientações metodológicas. Vejamos quais são essa orientações.

2.1.1 - DOS OBJETIVOS DO SEMINÁRIO
• Levartodos participantes a uma reflexão aprofundada de determinado tema-problema, a partir de textos e em equipe. Em outros termos, a equipe que prepara o seminário sobre um tema, tem ciência que a reflexão e a aprofundamento será realizado por todos e não somente alguns alunos da equipe. • Inserir o estudante no universo de pesquisas e apresentação em equipe. • O seminário deve conduzir todos osparticipantes: a) a um contato íntimo com o texto básico, fazendo com que todos tenham acesso ao conhecimento e possam participar do seminário de forma interativa. b) a uma compreensão da mensagem do texto. c) uma compreensão do texto com poder de julgamento e de crítica da mensagem, ou seja, inserindo o educando no processo de raciocínio crítico a determinados temas. d) discussão da problemáticaexplícita ou implícita do texto, permitindo que você vá descobrindo os fundamentos de verdade que estão nas entrelinhas do próprio conhecimento.

39

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO A IMPORTÂNCIA DA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

TEMA 2

2.1.2 - ORIENTAÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DO SEMINÁRIO
• Deve haver o empenho de todos os membros de um grupo. • Determina-se um coordenador e um relator responsáveis...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antiguidade oriental: a educação tradicionalista
  • ANTIGUIDADE ORIENTAL: a educação tradicionalista
  • Antiguidade oriental à educação tradicionalista
  • Antiguidade oriental a educaçao tradicionalista
  • Antiguidade oriental: a educação tradicionalista
  • antiguidade oriental: a educação tradicionalista
  • Antiguidade oriental: a educaçao tradicionalista
  • Educação tradicionalista antigüidade oriental: a educação tradicionalista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!