antiguidade clássica

Páginas: 14 (3491 palavras) Publicado: 25 de julho de 2013
1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos abordar vários temas como economia, sociedade, guerras, espaço, religião, cultura dentre outros, a respeito de um longo período de tempo que foi a antiguidade clássica, que ocorreu na Europa e teve início no séc. III a.C.

2 GRÉCIA

A Grécia dividia-se em: continental, situada na região meridional da península Balcânica; peninsular, separada da Gréciacontinental pelo golfo de Corinto; insular, formada pelas ilhas dos mares Egeu e Mediterrâneo; e asiática, formada após a colonização da Ásia Menor.
A posição geográfica da Grécia favoreceu que ela fosse um elo entre a Europa e o Oriente Próximo. Seu relevo montanhoso dificultava a comunicação interna, prejudicando a unidade política, porém, o Litoral recortado, com, vários portos naturais,concorreu para que os gregos se dedicassem à navegação e ao comércio.

2.1 Formação do povo Grego
A península Balcânica era habitada por grupos de pastores seminômades, os chamados pelágios ou pelasgos. Por volta de 2000 a.C., começou a ser ocupada por povos indo-europeus, provenientes das planícies asiáticas: Os aqueus foram os primeiros a chegar. Concentraram-se no Peloponeso e fundaram cidades,entre elas Micenas e Tirinto. Em meados do século XV a.C., invadiram a ilha de Creta e impuseram ao povo cretense a sua cultura e o espírito comercial, originando, assim, a civilização creto-micênica. Expandiram-se pela Ásia Menor, invadiram e destruíram a cidade de Tróia, ponto comercial estratégico entre os mares Egeu e Negro. Os eólios atingiram várias regiões, entre elas a Tessália. Os jôniosse estabeleceram na Ática, onde mais tarde foi fundada a cidade de Atenas. A invasão dos dórios iniciou-se por volta de 1200 a.C. Destruíram a civilização Creto-micênica, provocando a dispersão de parte de sua população para o interior e para as ilhas do mar Egeu e para a costa da Ásia Menor. Esse episódio é conhecido como a Primeira Diáspora.

2.2 Os tempos Homéricos
Como não há registrosescritos dos acontecimentos após a invasão dos Dórios, a não ser as obras atribuídas ao poeta Homero, a Ilíada (relato sobre a expansão dos aqueus na Ásia menor) e a Odisséia (narrativa sobre a volta dos heróis gregos e a vida cotidiana), o período que vai de 1200 a.C. a 800 a.C é conhecido como Tempos homéricos.
Grande parte do período homérico foi marcado pela organização gentílica. O Genos era umaespécia de clã familiar, parentes consanguíneos, descendentes de um antepassado comum. Cada Geno era chefiado pelo mais velho do grupo, o chamado pater, que possuíma autoridade militar religiosa e política. Características gerais da sociedade gentílica:
Economia agrícola e pastoril, baseada na propriedade coletiva da terra. A produção era voltada para subsistência da família e distribuída entreos seus membros. O comércio era pouco desenvolvido e as trocas de gêneros eram feitas in natura;
Sociedade igualitária, caracterizando-se pela ausência de classes sociais. A posição do indivíduo na comunidade era definida pelo seu grau de parentesco com o pater.
Por volta do século VIII a.C. iniciou-se o processo de desintegração das comunidades gentílicas. O crescimento populacional foi maiorque o da produção e começaram a faltar alimentos. As terras para o cultivo também eram poucas para tantas pessoas. O pater passou a dividir as terras. Beneficiou seus parentes mais próximos, dando-lhes os melhores Lotes, que foram transformados em propriedades privadas. Alguns membros dos genos ficaram com terras menos férteis, e outros passaram a se dedicar ao artesanato ou ao comércio. Mas amaioria da população do geno ficou sem terra nenhuma e começou a abandonar o território. Passou a existir acentuada desigualdade social. Formou-se uma poderosa camada, a aristocracia rural.

2.3 O surgimento da polis
Na época de desagregação dos genos começaram a se formar cidades-estados.
As tensões sociais e as crises levaram alguns genos a se unirem, formando uma frátria. Certo número de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • antiguidade classica
  • Antiguidade Clássica
  • Antiguidade clássica
  • a antiguidade classica
  • antiguidade clássica
  • Antiguidade clássica
  • Antiguidade clássica
  • Antiguidade classica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!