Antiguidade clássica

Páginas: 11 (2716 palavras) Publicado: 20 de julho de 2013
SUMÁRIO

1 Introdução 6
2 Economia 7
2.1 Economia Grega 7
2.2 Economia Romana 7
3 Sociedade 9
3.1 Sociedade Grega 9
3.2 Sociedade Romana 9
4 Cultura 10
4.1 Cultura Grega 10
4.1.1 Religião 11
4.1.2 Artes 11
4.1.3 Política 12
4.2 Cultura Romana 12
4.2.1 Direito 13
4.2.2 Artes 13
4.2.3 Religião 13
4.2.4 Política 14
5 Conclusão 15
6 Referências Bibliográficas 161 Introdução

A cultura dos antigos gregos é fonte de elementos básicos que sobrevivem até os tempos atuais. As ruínas são preservadas ao lado de edifícios modernos. As áreas dos conhecimentos como a matemática, medicina, astronomia, física e filosofia devem bastante aos sábios gregos. Grande parte do vocabulário ocidental utiliza palavras de origem grega, como “política” e “democracia”. Muitasinstituições políticas e sociais contemporâneas têm suas raízes na Roma antiga, por exemplo o principal idioma dos romanos era o latim, a língua mãe de idiomas como o português, o espanhol, o francês, o italiano e o romeno. O direito romano, por sua vez, tornou-se base para criação de inúmeras normas e instituições jurídicas de vários povos modernos.












2 Economia

2.1Economia Grega

A economia grega teve, no seu inicio, um caráter nitidamente agrícola e familiar. Baseava-se no cultivo de oliveiras, trigo e vinhedos. O sistema de trocas, forma primitiva de vida econômica, começa, contudo, já a esboçar-se, o que nos poemas homéricos, nos quais vemos os pastores trocarem a lã e o leite de seus gados, entre outras coisas, em utensílios que vão buscar em povoaçõesvizinhas. É um sistema rudimentar, mas que, de acordo com a necessidade, foi se aperfeiçoando. Mas os produtos vinham de acordo com as possibilidades e condições geográficas.
O artesanato tinha destaque para cerâmicas e uma grande aceitação no Mar Mediterrâneo. As ânforas gregas, vasos com duas alças, que servia para a conservação e o transporte dos líquidos e das sementes, eram usadas paratransportar mercadorias para os quatro cantos da península.  Os gregos alcançaram grande desenvolvimento com o comércio marítimo, chegando até mesmo a cunhar moedas de metais preciosos. Ouro, prata, bronze, pois perceberam que era muito mais fácil trocar algum produto por pequenas moedas do que por sacas de trigo ou animais. Isso favoreceu ainda mais o comércio.


2.2 Economia Romana

A economiado império Romano teve como base uma única moeda corrente, a cobrança de baixas tarifas alfandegárias e uma rede de estradas e portos protegidos. Tudo isso para facilitar as trocas comerciais entre as várias regiões. Embora a agricultura fosse a atividade econômica mais importante do mundo romano, o comércio marítimo de produtos de subsistência, exóticos ou de luxo foi bastante expressivo. Roma,centro do império, consumia cereais importados da Sicília e da África, e azeite de oliva proveniente em especial da região correspondente à Espanha e ao Egito. Os mármores coloridos, utilizados nas principais construções e em esculturas da capital e de outras cidades, vinham da Ásia e do norte da África. O comércio de cerâmica, cujo principal centro de produção era Arezzo, na Itália, abastecia omercado romano, bem como as províncias ocidentais, as do norte e o sudeste do império. A produção em fábricas era praticamente desconhecida. Em sua maioria, os artigos eram confeccionados por artesãos, que trabalhavam com uma pequena produção e muitas vezes diretamente para os usuários das mercadorias encomendadas. Já as oficinas que fabricavam moedas eram de propriedade do imperados e organizadaspor seus funcionários.
O governo imperial era, como todos os governos, interessado na emissão e no controle da moeda em circulação. Cunhar moedas era um ato político: a imagem do imperador da época aparecia na maioria das emissões e moedas eram um meio de mostrar a sua imagem por todo o império. Caracterizados também foram antecessores, imperatrizes, outros membros da família e herdeiros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • antiguidade classica
  • Antiguidade Clássica
  • a antiguidade classica
  • antiguidade clássica
  • antiguidade clássica
  • Antiguidade clássica
  • Antiguidade clássica
  • Antiguidade classica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!