Antiguidada oriental: educação tradicionalista

1012 palavras 5 páginas
Hoje na roda de discussão de pratica da educação inclusiva, venho trazer para o centro de nossa conversa, a historia da menina Ângela.

Ângela é filha e neta de pequenos sitiantes do interior do Pernambuco, lagoa da fecha nos arredores da pequena cidade de Belém de Maria a cerca de 100 km de recife.
Sua mãe chamada - se Cicera e o pai Jose, casaram-se muito jovens. E em Cicera o tempo vai desencadeando as essências previstas menina, mulher, esposa e mãe.
E em todos os trabalhos ela esta sempre presente. No ano de 1971, após quatro meses de casados Cicera e Jose repetem muitas historias de amigos e parentes.
Vindo para São Paulo, ambos analfabetos e com poucas bagagens se acomodam em São Miguel Paulista na casa de parentes, temporariamente.
Um primo de Cicera arruma para Jose um emprego e ele passa de trabalhador rural para trabalhar urbano, ele não era um operário qualificado trabalhava em um caminhão fazendo carga e descarga e ele consegue manter-se para alugar um cômodo no bairro do Jardim Helena.
Eis a chegada de sua primeira filha Ângela que nasce em 1974 o nascimento de Ângela causou uma urgência em encontra uma casa maior, já que eles moravam com outros parentes recém chegado do nordeste.
Eles moraram de aluguel por cerca de sete anos, ate que o proprietário resolver vender casa , mais Jose alega não ter dinheiro para comprá-la .
Então começa a luta de Cicera que toma para si a tarefa de conseguir o dinheiro para comprar a casa.
Ela passa a vender os poucos moveis que tem conservando apenas a cama e o fogão. Aperta o orçamento e come apenas o mínimo necessário, e com todos esses seus atos heróicos, consegue a terça metade do valor para a entrada da casa e encarrega o marido de arrumar o restante.
E assim realizar o sonho de casa própria. ‘E ate hoje se emociona ao narrar que aqui em São Paulo quem tem casa própria tem tudo’
Mais a sua luta de Cicera não termina por ai, vai sempre buscando a melhorar as condições de sua família que a cada

Relacionados