antigona

Páginas: 2 (309 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2014
Antígona
Sófocles; 496 a.C. – 406 a.C. Antígona / Sófocles; tradução de J. B. de Mello e Souza. – Versão para eBook. 2005.
Sófocles, nasceu próximo a Atenas, em Colono, em 496a.C., filho de rica família de mercadores, mas não aristocrática. Foi um dos mais importantes dramaturgos de sua época. Escreveu inúmeras tragédias, das quais sete são as maisconhecidas e admiradas. Nelas concentrava a ação em um só personagem destacando o seu caráter e os traços de sua personalidade. Sabe-se também que participou muito da vida pública de Atenas,onde viveu de modo permanente. Foi quem deteve o maior número de vitórias nos concursos dramáticos de Atenas.
Trata-se de uma peça que conta uma tragédia que inicia-se quando Antigonatenta sepultar seu irmão Polinice de maneira digna, mesmo que isso significasse deso bedecer uma lei que promulgada pelo rei Creonte que impedia que fosse enterrado qualquer pessoaque houvesse cometido uma ação contra a cidade. Acontece que pela cultura e religião caso o morto não fosse enterrado da maneira correta ele não teria uma transição adequeaquada omundo dos mortos, por isso Antigona resolveu desacatar a lei, causando ira ao rei. Logo assim que sepulta seu irmão ele é detida pelos guardas e condenada a morte.
Hemon, que é filho deCreonte e noivo de Antígona, ao saber da condenação, implora ao pai pela vida dela, mas Creonte não retira a palavra e determina que Antigona seja morta. Então pouco depois Creontedescobre que seu filho se suicidou e que por conta disso Eurídice, esposa de Creonte e mãe de Hemon, se mata também.
Por não voltar atras no seu erro em desrespeitar a vontade divinade sepultar os mortos, Creonte acaba por perder toda sua famíia em uma tragédia lastimavel, nos passando a mensagem que nem sempre porque o ato é legal ele é aceito moralmente.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • antigona
  • Antigona
  • Antígona
  • Antígona
  • antigona
  • Antígona
  • antigona
  • Antígona

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!