ANTIGO EGITO

Páginas: 7 (1690 palavras) Publicado: 10 de abril de 2015
ANTIGO EGITO
A civilização egípcia cresceu às margens do Rio Nilo, ao Nordeste da África, por volta de 3000 a.C. A sociedade desenvolveu-se a partir da organização de clãs que há muito se firmaram às margens do rio com propósito de plantar e criar animais. Outras evoluções foram promovidas, como escrita, a religião, arquitetura, um governo centralizado, desenvolvimento da agricultara e algumasciências.
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA: A localização geográfica do Egito Antigo se limita as áreas próximas ao Nilo que se encontram entre os desertos da Arábia, ao leste, e da Líbia, a Oeste. Ao Norte encontra-se o Mar Mediterrâneo, onde deságua o rio Nilo.
ECONOMIA: A economia no Antigo Egito era majoritariamente agrária. Ás margens do Nilo plantava-se cevada, trigo e outros cereais além de frutos,como a uva, e também o papiro. A pesca e a criação de animais eram atividades muito disseminadas como complemento dessa economia, assim como o artesanato.
O comércio também existia, mas ainda não fazia-se uso da moeda, os produtos eram trocados por outros entre comunidades, dessa forma, o que existia era economia de excedentes, pois aquilo que se produzia e que não usava-se era trocado pelo queera necessário dentro daquela comunidade.
Como o faraó era dono da terra e dos instrumentos de trabalho usados pelos camponeses, eles precisavam pagar tributos ao Estado para usá-los, o pagamento era feito através dos produtos que aquela comunidade produzia ou pagos na forma de trabalho
POLÍTICA: O faraó mantinha a posição de rei, e governava como senhor absoluto, e era chamado de deus vivo. Todoo Egito era considerado sua propriedade. O faraó governava apoiado em um grande número de funcionários. Subordinavam-se ao soberano os monarcas, os escribas e os militares. A ideologia era predominante, influenciando a vida econômica, política e cultural, daí dizer-se que era um estado teocrático.
O estado egípcio era considerado uma monarquia despótica de origem divina, baseado na servidãocoletiva dos camponeses.
CULTURA: A cultura egípcia foi profundamente influenciada pela religião; principalmente a arte e arquitetura. Contudo, os egípcios, buscando soluções para problemas práticos, nos deixaram também um vasto legado científico.
CIÊNCIAS: Na medicina realizaram progressos razoáveis, fazendo inclusive operações de crânio. Conheciam a circulação do sangue e as infecções dos olhos edentes.
ESCRITA: Tantos conhecimentos chegaram até nós por meio da escrita egípcia. Havia 3 modalidades básicas: hieroglífica, a hierática e a demótica.
ESCULTURA: A escultura também tinha cunho religioso e atingiu o auge com os sarcófagos, de pedra ou madeira. A pintura tinha função decorativa e retratava cenas do dia a dia, o que permitiu reconstruir o gênero de vida dos egípcios.
ASTRONOMIA:Estimulados pelas cheias e vazantes do Nilo. Localizaram alguns planetas e constelações; construíram um relógio de água e organizaram um calendário solar. Dividiram o dia em 24 horas e a hora em minutos, segundos e terços de segundo. Tinham semana de dez dias e mês de três semanas. O ano, de 365 dias, dividia-se em estações agrárias; cheia, inverno e verão.
RELIGIÃO :A religião desempenhava papelimportante na sociedade egípcia: todos os aspectos da vida de um egípcio eram regulados por normas religiosas.
Havia cerimônias religiosas para os acontecimentos individuais: nascimento, casamento, morte, etc., e também para os acontecimentos que envolviam toda a sociedade, como as festas na época da colheita. As crenças egípcias giravam em torno da adoração de vários deuses, o politeísmo, e acrença em deuses com forma humana e animal, o antropozoomorfismo. Muitos deles eramassociados a determinadas forças da natureza. O politeísmo egípcio era acompanhado pela forte crença em uma vida após a morte. É a partir desse princípio religioso que podemos compreender a complexidade dos rituais funerários e a preparação dos cadáveres através do processo de mumificação.
MUMIFICAÇÃO: Os egípcios...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • antigo egito
  • antigo egito
  • Egito Antigo
  • O egito antigo
  • Antigo Egito
  • ANTIGO EGITO
  • antigo egito
  • O Egito Antigo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!