Antigo Egito

Páginas: 7 (1617 palavras) Publicado: 20 de maio de 2014
CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DO ANTIGO EGITO


1) Introdução
Este artigo apresenta algumas considerações a respeito do Antigo Egito no que diz respeito à localização geográfica, à Organização Social, à Política, à Economia e à Religião.
O artigo aborda aspectos da localização geográfica privilegiada, às margens do Rio Nilo, em que a sociedade se beneficiava das cheias e desenvolvia técnicasadequadas de irrigação permitindo uma agricultura eficiente. A força de trabalho empregada em benefício do país e a estratificação social. As etapas de desenvolvimento da civilização. Uma economia eminentemente agrária e a forma como a religião estava envolvida em todos os aspectos da sociedade são apresentadas com a finalidade de situar a civilização egípcia na história.
2) A sociedade egípcia.2.1) A localização geográfica
O Egito Antigo situava-se às margens do Nilo, entre os desertos da Arábia, ao leste, e da Líbia, a Oeste. Ao Norte se limita com o Mar Mediterrâneo. O desenvolvimento da civilização egípcia está fortemente vinculado aos recursos hídricos fornecidos pelo Rio Nilo. Foi dominando as técnicas de irrigação que os egípcios organizaram uma avançada atividade agrícola queaproveitava a cheia do Nilo para desenvolver uma agricultura baseada na irrigação.
O Egito se dividia em Baixo Egito, ao Norte e Alto Egito, ao Sul. O Baixo Egito possuía um clima mais suave do que o do Alto Egito, devido principalmente à sua proximidade com o Mar Mediterrâneo. As temperaturas eram menos extremas e as chuvas mais abundantes.
2.2) A organização social
A sociedade Egípcia eramarcada pela Estratificação Social. Era uma sociedade hierárquica onde cada indivíduo tinha seu papel na pirâmide social.
Essa organização era muito eficiente e garantia o funcionamento e a expansão do país.
No topo desta "pirâmide" social estava o Faraó. Ele era o Rei e detinha o poder político e religioso. Seu poder era absoluto e era considerado um “deus” a ser cultuado.
Os sacerdotesdesempenhavam a função de representar o faraó nos templos, organizar rituais e festas religiosas.
Em tempos de guerra, os soldados ou guerreiros ganhavam destaque, porém, não eram muito estimados pela população e viviam dos produtos recebidos como pagamento e dos saques realizados durante as conquistas.
Também uma figura que muito se destacava nessa hierarquia, era o Escriba, Eles eram osresponsáveis pela elaboração e desenvolvimento da escrita egípcia (hieroglífica e demótica), registravam os acontecimentos e, principalmente, a vida do faraó. Escreviam em papiro, nas paredes das pirâmides ou em placas de barro ou pedra. Os escribas também controlavam e registravam os impostos cobrados pelo faraó.
Os comerciantes também tinham grande importância para o desenvolvimento da economia egípcia.Promoviam a circulação de riquezas entre o Egito e as demais civilizações. Sua habilidade proporcionava o acesso a uma série de produtos, tais como a madeira, utilizada na construção de embarcações e sarcófagos, o cobre e o estanho, metais úteis na fabricação de armamentos militares e ervas geralmente empregadas na medicina e nos processos de mumificação.
Na base da pirâmide social estavam oscamponeses, artesões e os escravos. Os camponeses eram os responsáveis pelo o cultivo das terras e levavam uma vida árdua e cheia de privações. Os artesões trabalhavam nas oficinas do reino, e confeccionavam os mais diversos produtos para as camadas mais abastadas da sociedade.
Os escravos eram designados para os trabalhos mais pesados Em geral, estes escravos eram resultado de conquistas militares.Curiosamente, esses não viviam uma condição social radicalmente subalterna com relação aos seus donos. Mais tolerantes aos estrangeiros que outros povos, os egípcios tinham o costume de zelar pela condição de vida dos escravos postos sob o seu domínio.
2.3) A política
Com o fim da Era Glacial na Europa houve significativas mudanças climáticas na região sul do Mediterrâneo. A diminuição do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • antigo egito
  • antigo egito
  • Egito Antigo
  • ANTIGO EGITO
  • O egito antigo
  • Antigo Egito
  • ANTIGO EGITO
  • antigo egito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!