Antidiabéticos

Páginas: 14 (3276 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
SUMÁRIO

Introdução 10
1. 11
2.1. DEFINIÇÃO 11
2. 12
3.2. Definição 12
3. 13
4. CONCLUSÃO 28
5. REFERÊNCIAS 28
6. APÊNDICE 28

INTRODUÇÃO

Ser diabético implica saber o que é a diabetes, as suas conseqüências e o que fazer para ser mais fácil viver com a doença. Quando não controladasurgem complicações que é sempre possível prevenir. Também é preciso que os doentes se comprometam com a sua saúde.

A diabetes é uma doença crônica que aparece quando o organismo não consegue utilizar a sua principal fonte de energia - a glicose - um açúcar produzido pelo fígado, mas também fornecido pela alimentação.

Para a glicose penetrar nas células é preciso insulina, uma hormonalproduzida pelo pâncreas, que vai transformar a glicose em energia. Quando há falta de insulina ou quando o organismo é resistente à sua ação, a glicose acumula-se no sangue. Surge então, a diabetes.

1. ENTENDENDO A DIABETES

A insulina também estimula as células musculares e hepáticas a transformar a pequena molécula de glicose na grande molécula de glicogênio, estimulando, assim, a lipogênese.De forma simples podemos dizer que após metabolizada dentro da célula, a glicose é transformada em energia. Isto só é possível porque a insulina age aumentando a permeabilidade da membrana celular, o que permite que a célula receba a glicose e a transforme em energia, para, assim, realizar todas as suas funções.
As principais características desta doença são: hiperglicemia, ou seja, uma elevaçãoda quantidade de glicose no sangue e glicosúria (presença de açúcar na urina).
Entre seus sintomas mais freqüentes estão: o aumento da freqüência em urinar, sede exagerada, apetite exagerado, perda de peso, coceiras e doenças na pele, inflamações dos nervos, etc.
Por ter esta deficiência na produção de insulina, o diabético deve evitar doces, massas (pois estas ao serem metabolizadas dentro denosso organismo são transformadas em glicose), bebidas alcoólicas, etc.
É importante que o diabético sempre controle sua alimentação, pois agindo assim, conseguirá levar uma vida com menos riscos de ser acometido pelas complicações tão comuns aos portadores de diabetes.
São dois os tipos principais de diabetes:
* Diabetes tipo 1- Ocorre quando o organismo não produz insulina, surge quasesempre antes dos 30 anos. O tratamento requer sempre a administração de insulina, a par de uma alimentação adequada e exercício físico;
* Diabetes tipo 2- Ocorre quando a insulina produzida é insuficiente ou quando não é eficaz. Aparece, normalmente, após os 30 anos, podendo ser controlada com uma alimentação adequada, exercício físico regular e, se necessário, medicamentos. Corresponde à maioriados casos;
Quando a glicose no sangue - glicemia - ultrapassa os valores normais, podem surgir alguns sinais e sintomas.

Qualquer pessoa pode ter diabetes, mas tem maior risco se:
* Tiver excesso de peso ou obesidade;
* Antecedentes familiares de diabetes;
* Não praticar atividade física regular;
* For hipertenso;
* For mulher e tiver tido diabetes na gravidez ou um filhocom quatro ou mais quilos à nascença.
Por enquanto a diabetes não tem cura. Mas é possível controlá-la e viver com qualidade apesar da doença. Controlar a doença significa prevenir as suas complicações
As principais complicações da diabetes são:
* -Cegueira;
* -Doença cardíaca;
* -Problemas circulatórios;
* -Problemas renais;
* -Alteração da sensibilidade nos pés;
Complicaçõesdo diabetes:
* -Cetoacidose diabética->Degradação dos Lípideos gerando corpos cetônicos (Mesmo a hiperglicemia estando alta, o organismo faz uso de lipídeos e proteínas para a produção de energia)
* -Coma hiperosmolar não-cetônico – A perda de água causada pela poliúria pode causar desidratação.
* Controle perioperatório em diabéticosDM2 sem controle adequado.

2. A HISTÓRIA...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • antidiabeticos
  • Anestésicos e Antidiabéticos
  • FARMACOLOGIA DO DIABETES MELLITUS TIPO 2: ANTIDIABÉTICOS ORAIS, INSULINA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!