Anticoncepcção :Esterilização

291 palavras 2 páginas
Esterilização.

Ligadura das trompas

A esterilização feminina consiste na ligadura ou obstrução das trompas de Falópio.
Antigamente era necessário fazer uma incisão de cerca de 7 cm no abdômen (laparotomia) para atingir as trompas. Nos últimos anos, passou a ser empregado outro processo: a laparoscopia. Efetuam-se uma ou duas incisões de 1 cm, à altura do umbigo, e realiza-se a laqueadura. A operação tem recuperação rápida e a mulher pode voltar para casa no mesmo dia ou no dia seguinte.
Outra alternativa é a mini laparotomia, com uma incisão logo acima do púbis, de 2 a 3 cm de extensão. Requer no máximo dois dias de hospitalização.

Vantagens

-Sucesso contra a prevenção de gravidez em 99%.
-Uma vez efetuada, não há mais a necessidade de se preocupar com métodos anticoncepcionais para evitar uma gravidez, mais é fundamental o uso da camisinha, pois evitará assim doenças sexualmente transmissíveis.

Desvantagens

- É uma cirurgia, com uma incisão pequena, mas não deixa de ter os seus riscos.
- Reverter o processo é difícil e pode nem sempre ter sucesso.

Vasectomia

A esterilização masculina é feita pela vasectomia. Consiste na secção e bloqueio dos canais deferentes, responsáveis pela condução dos espermatozóides. Através de uma pequena incisão na região escrotal, os canais são identificados, a seguir, seccionados, amarrados, submetidos a coagulação ou simplesmente grampeados.

Vantagens

- É uma operação relativamente simples.
- Apresenta 99% de sucesso na prevenção de uma gravidez.

Desvantagens

- Reverter o processo, é muito difícil, caro e nem sempre é possível. Deve ser considerado como uma opção permanente.

Relacionados