Anticoagulantes Hematologia Carmelo

943 palavras 4 páginas
Anticoagulantes - Hematologia - Carmelo
Quelantes de cálcio: ao retirar o cálcio, não haverá coagulação, pois, como visto na aula de coagulação, ele possui função primordial na cascata de coagulação. Só são usados em pesquisa, na pratica não. Ex: EDTA.
O peritônio, a pleura, o pericárdio, entre outros, quelam o cálcio. Por isso, o sangue não coagula quando está nestas cavidades.

Heparinas
Heparina clássica: sempre administrada por via venosa. Potencializa em até 1000x o AT3, portanto, age em toda a via comum e via intrínseca. Ausência parcial de AT3 faz a heparina clássica não funcionar.
A heparina clássica age rápido e cessa o efeito rapidamente. Começa a agir imediatamente e para em cerca de 4h ou 6h.
Para exercer seu efeito de anticoagulante deve-se fazer 1000 unidades/hora.
PTT é o grande marcador da via intrínseca. Sem heparina, o valor normal é 35 segundos. Com heparina deve tornar-se incoagulável (> 90s).
De 7% a 10% das pessoas desenvolverão a síndrome TIH (Trombocitopenia Induzida por
Heparina) ou HIT syndrome. Esta síndrome corresponde ao ataque plaquetário promovido por um anticorpo contra a heparina. Este anticorpo se liga à plaqueta com alta afinidade. Esta é sequestrada pelo baço quando passa por ele. Pode ocorrer o fenômeno de memória imunológica e a síndrome desenvolver somente em aplicações posteriores. Deve-se fazer imunossupressor no tratamento da TIH.
Heparina clássica a longo prazo está relacionada a osteoporose.
Não é um bom método profilático para trombose, porém, se só ela estiver disponível, usar 5000 unidades de 8h em 8h com a colocação de gelo no local da aplicação.
O sulfato de protamina é o antídoto imediato da heparina.
Apesar de ser muito barata, seu uso deve ser evitado por conta de seus efeitos colaterais.

Heparina fracionada: foi um grande avanço na área, representada pelo Clexane. É bem mais cara que a heparina clássica. É administrada por via subcutânea. Demora mais a fazer efeito (1h ou 2h) e dura por mais tempo (até 24h).
Não

Relacionados