antibiograma

Páginas: 2 (461 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2014
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um antibiograma é o resultado de um exame laboratorial para a sensibilidade de uma linhagem de bactéria isolada para diferentes antibióticos. É, pordefinição, um teste de sensibilidade in vitro.
Na clínica, antibióticos são frequentemente prescritos com base em guias gerais do conhecimento a respeito da sensibilidade, ex: infecções urinárias semcomplicações podem ser tratadas com quinolonas de primeira geração, etc. Isso ocorre porque a Escherichia coli é o provável patógeno, e é sabidamente sensível ao tratamento com quinolonas.
Contudo,muitas bactérias são resistentes a diversas classes de antibióticos, e o tratamento não é tão simples. Este é o caso de pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTIs). Quando esses pacientesdesenvolvem uma pneumonia adquirida em ambiente hospitalar (nosocomial), bactérias mais resistentes como Pseudomonas aeruginosaestão potencialmente envolvidas. O tratamento comumente é iniciado combase nos registros a respeito dos patógenos locais provavelmente envolvidos. Este primeiro tratamento, baseado em informação estatística a respeito de pacientes anteriores e direcionado a um gruponumeroso de microrganismos potencialmente envolvidos é denominado "antibioticoterapia empírica".
Antes de dar inicio a esse tratamento, o médico ou veterinário irá coletar uma amostra de um compartimentosuspeito de contaminação: uma amostra de sangue quando a bactéria possivelmente invadiu a circulação sanguínea, uma amostra de urina no caso de infecção urinária. Essas amostras são transferidas parao laboratório de microbiologia, que analisa a amostra através do microscópio, e tenta cultivar a bactéria. Isso pode ajudar no diagnóstico.
Uma vez que a cultura tenha se estabelecido, há duas formasde se obter um antibiograma:
• Um método semi-quantitativo baseado em difusão (Método de Kirby-Bauer): pequenos discos contendo diferentes antibióticos, ou discos de papel impregnados, são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antibiograma
  • Antibiograma
  • antibiograma
  • antibiograma
  • Antibiograma
  • Antibiograma
  • Antibiograma
  • ANTIBIOGRAMA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!