antibiograma

Páginas: 10 (2488 palavras) Publicado: 18 de agosto de 2013
Histórico do antibiograma
Progressos substanciais nas pesquisas foram obtidos com os trabalhos de Pasteur e Koch em 1878, que demonstraram a natureza microbiana das doenças. Com a crescente preocupação em encontrar substâncias com ação antimicrobiana e cada vez menos tóxicas, as pesquisas foram se desenvolvendo até as publicações de Paul Erhlich em 1910, que introduziu com seu trabalhodenominado "606" ou Salvarsan, um tratamento para a sífilis, sendo também censurado pela Igreja, por interferir na punição de Deus pelos pecados cometidos. Com base nesses trabalhos, buscaram-se novas drogas através de modificações estruturais nos compostos, chegando-se ao grupo dos sulfonamídicos, até hoje utilizados .
Os sulfonamídicos tiveram seu reconhecimento como droga antimicrobiana somente nadécada de 30 com os trabalhos de Domagk em 1932 na Alemanha, que demonstrou sua atividade antibacteriana em animais infectados. Esse trabalho recebeu ainda a confirmação de Leveditti e Vaissman na França no mesmo ano e, graças a esses e outros resultados, Domagk foi agraciado com o Prêmio Nobel de Medicina do ano de 1938.
A partir desse período, até o início da Segunda Grande Guerra, surgiram novoscompostos sulfonamídicos através de modificações em sua estrutura química que refletiam em sua atividade farmacodinâmica e farmacocinética. Surgiram a sulfadiazina, o sulfatiazol, a sulfamerazina, etc. (TAVARES, 1996). Paralelamente, em 1928, Alexander Fleming no SI. Mary's Hospital, observou que um fungo contaminava suas culturas de estafilococos e que no local da contaminação havia lise celulardas bactérias e, portanto, não havia crescimento. Ao isolar o fungo,percebeu tratar-se do Penicillium notatum, o que o levou a nomear a substância que provocava a morte do microrganismo como penicilina.Constatou também que essa substância era ativa não só contra estafilococos, mas também contra estreptococos, e mais, não era tóxica para animais. A partir da descoberta de Fleming, outros trabalhos epesquisas vieram a complementá-lo. Chain e Florey, isolaram a nova substância e desenvolveram técnicas para sua obtenção.
O primeiro uso de penicilinas em humanos ocorreu em 12 de fevereiro de 1941, quando a droga foi administrada a um policial de Londres, portador de uma infecção mista por estafilococos e estreptococos. A droga foi utilizada com sucesso, traduzido pela melhora significativa doestado geral do paciente. Com o decorrer do tratamento, o estoque da droga se esgotou e o paciente apresentou recaída, vindo a falecer.Entretanto, seu uso foi reconhecido pela comunidade científica e aprovado como droga terapeuticamente útil. Com a chegada da Segunda Guerra Mundial houve a necessidade de uma maior quantidade de droga disponível e com a dificuldade financeira atravessada peloslaboratórios Ingleses, aliado à proximidade geográfica da guerra, Florey e seu grupo levaram a tecnologia aos Estados Unidos, onde a penicilina começou a ser produzida em escala industrial. Em 1945 o uso da penicilina foi liberado à sociedade civil e em 1949 foram fabricadas 800 bilhões de unidades de penicilina,posteriormente 500 trilhões, assumindo assim seu papel até hoje indispensável no arsenalterapêutico. A partir daí inicia-se a época de ouro dos antibióticos com novas descobertas e a promessa de drogas que atuariam com eficácia sobre doenças que até então apresentavam alto índice de mortalidade.
A descoberta dos antibióticos foi acompanhada pelo desenvolvimento de técnicas de laboratório que permitiram verificar “in vitro” seu aspecto antimicrobiano. Esses métodos demonstram quedeterminados microorganismos da mesma espécie,porém,de linhagens diferentes,poderiam comportar-se de modo diversificado em frente a um mesmo antimicrobiano,enquanto,uma linhagem era sensível,outra poderia ser resistente.A necessidade de conhecer quantitativamente o fenômeno,com obtenção de informações mais rápidas,associada ao interesse em tornar o antibiograma uma técnica utilizada para medir a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antibiograma
  • antibiograma
  • Antibiograma
  • antibiograma
  • Antibiograma
  • Antibiograma
  • Antibiograma
  • ANTIBIOGRAMA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!