Antibióticos

Páginas: 2 (495 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2011
ANTI-INFLAMATÓRIO OU ANTIBIÓTICO?
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 2/3 dos antibióticos são usados sem prescrição médica. Para piorar a situação, as pessoas confundem esseremédio com anti-inflamatórios, medicamento que serve apenas para aliviar a inflamação (caracterizada por dor, vermelhidão e inchaço). São os antibióticos que atuam na infecção, mas , pelo menos em tese, nãoaliviam a dor. “Alguns médicos prescrevem anti-inflamatórios para tratar amidalite ou faringite. Eles vão reduzir a inflamação, mas jamais combaterão a causa da infecção”, pondera o infectologistaMarcelo Simão Ferreira.
7 DICAS PARA O USO SEGURO
1. Quando suspeitar de que está com alguma infecção, não pense duas vezes: vá ao médico. Só ele tem condições de avaliar com segurança se a infecção éviral ou bacteriana.
2. Nunca vá atrás da recomendação de amigos, parentes ou vizinhos. Também não aceite sugestões de balconista de farmácia. Tenha sempre em mente: balconista de farmácia não éfarmacêutico.
3. Durante a consulta, esclareça todas as suas dúvidas a respeito do modo correto de tomar o antibiótico. Informe ao médico, por exemplo, se você já faz uso de outros medicamentos.
4. Nahora de tomar o remédio, evite fazê-lo após as refeições ou, então, ingeri-lo com leite, porque isso pode atrapalhar a absorção do princípio ativo do medicamento.
5. Respeite a dosagem domedicamento. Nada de tomar dois comprimidos em vez de um na esperança de acelerar o tratamento ou de potencializar o efeito do remédio.
6. Siga à risca o horário prescrito pelo médico para tomar o remédio. Senão tomá-lo no horário marcado, saiba que isso vai enfraquecer a ação do antibiótico diante das bactérias.
7. Se apresentar os mesmos sintomas de uma doença que já teve em outra ocasião, evite repetir,por conta própria, o mesmo remédio.Lembre-se: os sintomas podem ser os mesmos; a infecção, não.
OS MAIS VENDIDOS NO BRASIL
Tópicos são aplicados diretamente na pele ou mucosas, principalmente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • antibioticos
  • Antibioticos
  • Antibioticos
  • Antibioticos
  • Antibióticos
  • Antibioticos
  • antibióticos
  • Antibiotico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!