Anteprojeto

Páginas: 5 (1057 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
UNOESC – CAMPUS DE XANXERÊ








EDSON SEFFRIM
LUANA PAULA BENNEMANN
MARINA ABIDO











ARQUITETURA DE INTERIORES PARA FINS RESIDÊNCIAIS:
REVESTIMENTOS.






















XANXERÊ
2009.
EDSON SEFFRIM
LUANA PAULA BENNEMANN
MARINA ABIDO.


















ARQUITETURA DEINTERIORES PARA FINS RESIDÊNCIAIS:
REVESTIMENTOS.






Ante-Projeto de Pesquisa apresentado como requisito parcial para obtenção da aprovação na disciplina de Metodologia da Pesquisa do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Xanxerê.

Professor: Elisa Iop.













XANXERÊ
2009
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO
1.1 APRESENTAÇÃO DOPROBLEMA
1.2 OBJETIVOS
1.2.1 Objetivo geral
1.2.2 Objetivos específicos
1.3 JUSTIFICATIVA
1.4 HIPÓTESE
2 REVISÃO TEÓRICA
3 METODOLOGIA
4 CRONOGRAMA
5 ORÇAMENTO
REFERÊNCIAS
ANEXOS


























INTRODUÇÃO




A arquitetura de interiores traça uma trajetória onde a relação, pessoa espaço é intima e pessoal. As técnicasindustriais, em progresso constante, descobrem continuamente novos materiais, com os mais variados aspectos, formas e características.
Os revestimentos dizem respeito aos objetos, a tetos, pisos e paredes. Considerando-se aos objetos, diríamos que os revestimentos são acabamentos: cera, verniz, poliuretano, pátina e laca.
No que diz respeito aos tetos encontramos madeira, sob formade lambri, teto em gesso, tijolo e concreto armado. Pisos onde temos pedras naturais, mármore, granito, ardósia, cerâmica lajotas e porcelanato. Finalmente as paredes, elas podem receber acabamentos, os mais variados sob seu material.
Neste anteprojeto nos propusemos a investigar a diversidade de revestimentos existentes no mercado brasileiro na atualidade.


APRESENTAÇÃO DO PROBLEMAQuais são as principais tendências de revestimentos disponíveis no mercado brasileiro para arquitetura de interiores?






























OBJETIVOS


Objetivo geral
Conhecer as principais tendências de revestimentos para arquitetura de interiores para ambientes residenciais, destacando através de exemplos concretos suas possibilidades deaplicação.


Objetivo específico
- Contextualizar o campo da arquitetura de interiores, seus aspectos teórico e práticos.
- Conhecer as principais tendências de revestimentos disponíveis no mercado para ambientes residenciais.
- Demonstrar a aplicabilidade de alguns desses revestimentos através de exemplificações.




















JUSTIFICATIVA


A presente pesquisa sefaz necessária devido às várias possibilidades que os novos materiais proporcionam, para dar ao ambiente um visual conforto e também beleza, desde pastilhas de vidro, mármore, laminado de madeira, porcelanato, até variados tipos de pedras e tijolos. Contudo, diante da diversidade de revestimentos disponível no mercado nacional, que nos possibilita inúmeras combinações, é preciso conhecer a fundotudo o que nos é oferecido. As texturas podem criar expectativas em relação à profundidade e ao espaço, as cores criam expectativas de rusticidade ou aconchego, leveza ou densidade. Juntando-as teremos ambientes com possibilidades surpreendentes.





















HIPÓTESE



As principais tendências de revestimentos existentes no mercado brasileiro para a arquiteturade interiores apontam para uma diversidade de produtos que privilegiam a praticidade e leveza dos ambientes internos.



























REVISÃO TEÓRICA


Desde os tempos mais remotos a humanidade sempre buscou demonstrar sua criatividade artística embelezando suas moradias, fossem elas cavernas ou tendas. È então fácil concluir que a procura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anteprojeto
  • Anteprojeto
  • anteprojeto
  • Anteprojeto
  • anteprojeto
  • Anteprojeto
  • anteprojeto
  • Anteprojeto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!