anteprojeto

Páginas: 5 (1005 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
2013.2















ANTEPROJETO: “ A IMPORTÂNCIA DO CONSUMO HUMANO DE ÁGUA TRATADA PARA EVITAR A OBTENÇÃO DE DOENÇAS














Santo Antônio de Jesus – BA

Abril 2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO
2. REVISÃO DA LITERATURA
3.JUSTIFICATIVA
4. OBJETIVOS
a) Geral
b) Específico
5. METODOLOGIA
6. CRONOGRAMA
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
















1. INTRODUÇÃO

A água é um dos recursos naturais mais abundantes na superfície terrestre, e está presente na vida de todos, das mais diversas formas. Neste trabalho será focalizada a sua utilidadepara o seu consumo propriamente dito e a importância do seu tratamento para que seja apropriada para o consumo humano, assim evitando a veiculação de doenças endêmicas transmitidas através desse recurso hídrico. Sendo analisada tal questão no seio da cidade de Santo Antônio de Jesus- Bahia.

2. REVISÃO DE LITERATURA
No município- alvo dessa pesquisa, poucas são as produções sobre otema abordado. Produções literárias semelhantes realizadas em outras localidades serão utilizadas para desenvolver esse tema; ao exemplo de artigos publicados em sites renomados como o PubMed.

3. JUSTIFICATIVA
A aplicabilidade desta produção literária, a ser aprofundada, tange o quesito da grandeza do tema água x saúde pública. Tema indispensável para que haja saúde de qualidade para oshabitantes de qualquer localidade. Ainda são poucos os dados que retratam e registram numericamente esse tema no município de Santo Antônio de Jesus.





4. OBJETIVOS
a) Geral
A boa qualidade da água para consumo humano está intimamente relacionada com a saúde humana. Uma série de parasitas são transmitidas através do consumo da água ingerida sem estar devidamente tratada,como: ancilostomose, esquistossomose, lepstospirose e cólera. Sendo de suma importância que toda cidade tenha uma central de abastecimento hídrico competente para fornecer ou disponibilizar água potável. Neste diapasão, objetiva-se saber quais são os níveis de tratamento da água ofertado para os habitantes da cidade de Santo Antônio de Jesus e quais são as principais doenças veiculadashidricamente neste município; assim mostrando com a relação chave entre água potável e saúde humana.

b) Específico
A pesquisa retratará a qualidade da água consumida no município de Santo Antônio de Jesus e os índices, vividos pela comunidade, de doenças transmitidas por meio da água; apontar quais são as enfermidades mais frequente; se existe uma atenção dispensada pelos órgãos públicos dacidade sobre o eixo água x saúde.

5. METODOLOGIA
Durante as pesquisas serão coletados dados em postos de saúde de bairros preestabelecidos; recolhida algumas informações na empresa responsável pelo abastecimento hídrico da cidade; moradores anteriormente infectados por doenças hídricas serão entrevistados; e registros sobre o tema serão procurados na biblioteca municipal.


6. CRONOGRAMA7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Azevedo, S.M.F.O. 1996. Toxic cyanobacteria and the Caruaru tragedy. IV Simpósio da Sociedade Brasileira de Toxinologia.


Azevedo, S.M.F.O., Carmichael, W.W., Jochimsen, E., Rinehart, K., Lau, S., Shaw, G. & Eaglesham, G. 2002. Human intoxication by microcystins during renal dialysis treatment in Caruaru, Brazil. Toxicology 181: 441-446.


Azevedo,S.M.F.O. 2005. South and Central America: toxic cyanobacteria. In: Codd, G.A., Azevedo, S.M.F.O., Bagchi, S.N., Burch, M.D., Carmichael, W.W., Harding, W.R., Kaya, K. & Utkilen, H.C. (eds.). Cyanonet: a global network for cyanobacterial bloom and toxin risk management, IHP-Unesco, Paris, p. 115-126.


Bates, B., Kundzewicz, Z.W., Wu, S. & Palutikoff , J. 2008. Climate change and water. IPCC/ TSU,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anteprojeto
  • Anteprojeto
  • Anteprojeto
  • anteprojeto
  • Anteprojeto
  • anteprojeto
  • Anteprojeto
  • anteprojeto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!