Anteprojeto Jessica Isabella

913 palavras 4 páginas
Universidade Federal do Espírito Santo
Centro Tecnológico
Colegiado de Engenharia Ambiental

ANTEPROJETO

Análise de tendência da qualidade do ar na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV)

Alunos: Isabella Freisleben Fernandes Jessica Contadin Goulart

Orientador: Jane Méri Santos

Junho/ 2014

Análise de tendência da qualidade do ar na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV)

1. Introdução
O Brasil, como todo país em desenvolvimento, apresenta um crescimento explosivo de suas regiões metropolitanas. Porém, sabe-se que todo crescimento carrega consigo problemas que afetam diretamente a população. Nas áreas metropolitanas, o problema da poluição do ar devido à grande expansão de veículos automotores e indústrias de diversos segmentos, tem-se constituído numa das mais graves ameaças à qualidade de vida de seus habitantes (CETESB, 2014; CASTRO et al, 2007).
Na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) a situação não é diferente. Podemos classificá-la como uma região industrializada e em crescente expansão, tendo as indústrias locais e a frota veicular em circulação como os principais percursores na emissão de poluentes na atmosfera (IEMA, 2011). Vale ressaltar que tais fontes afetam diretamente a qualidade do ar da região, no entanto, o uso e ocupação do solo, relevo e, principalmente, as condições meteorológicas, também são decisivos na dispersão dos poluentes pela região.
A qualidade do ar da RMGV é monitorada pela Rede Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar (RAMQAr), no qual é composta por 9 estações, localizadas nos bairros de Laranjeiras, Cidade Continental, Carapina, Jardim Camburi, Enseada do Suá, Centro de Vitória, Cariacica, Ibes e Centro de Vila Velha, que fornecem os dados em médias horárias. Essas estações monitoram tanto os dados de qualidade do ar (partículas totais em suspensão (PTS), partículas com diâmetro aerodinâmico menores que 10µm (PM10), dióxido de enxofre (SO2), óxidos de

Relacionados

  • Aborto
    8976 palavras | 36 páginas
  • CAP TULO de livro 2015 pol ticas p blicas ambientais
    202584 palavras | 811 páginas
  • gramatica
    460168 palavras | 1841 páginas