Anteoxidantes

287 palavras 2 páginas
ANTEOXIDANTES

Os antioxidantes são moléculas com carga positiva que se combina com os radicais livres, de carga negativa, tornando-os inofensivos. Portanto, essas substâncias teriam a capacidade de anular a ação de oxidação desses radicais, daí o nome antioxidante.

OS RADICAIS LIVRES

Para entendermos o que são os radicais livres é necessário esclarecer que todas as células do nosso corpo necessitam constantemente de oxigênio para converter os nutrientes absorvidos dos alimentos em energia. Entretanto, a queima do oxigênio pelas células (oxidação) tem seu preço: libera moléculas de radicais livres que são instáveis e apresentam um elétron com carga negativa que tende a se associar muito rapidamente a outras moléculas de carga positiva com as quais pode reagir ou oxidar. Dessa forma, esses radicais podem danificar as células sadias do nosso corpo, sendo que o bombardeamento excessivo por essas moléculas danifica o DNA das células, bem como outros materiais genéticos.
Com o tempo, o acumulo dos damos causados pelo arrastão dos radicais livres abre as portas para o desenvolvimento de uma série de doenças, como hipertensão arterial, problemas renais, artrite e até mesmo o câncer. Esses fatores também podem acelerar pela poluição, pela exposição excessiva ao sol, e pelo consumo de bebidas alcoólicas e cigarro.

FAÇA DO ALIMENTO O SEU MEDICAMENTO

Certas vitaminas, minerais e substâncias ativas encontradas nos alimentos são, portanto, excelentes antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres. O consumo dessas substâncias fortalece nosso sistema imunológico, além de reduzir o risco de uma série de doenças.
As principais substancias antioxidantes na sua dieta são as vitaminas C e E, o beta caroteno, o selênio e os fenóis, mas a quercetina, o acido fólico, as vitaminas A, B6 e B12 também possuem algumas propriedades

Relacionados

  • Formas de raduzir as doenças na população (algumas doenças)
    1575 palavras | 7 páginas
  • Materias prima tabela
    905 palavras | 4 páginas