Antenas

Páginas: 8 (1976 palavras) Publicado: 5 de maio de 2013
Modelos Práticos de Antenas
Direcional de 5 Elementos para VHF
A gondola ou boom, pode ter de 2 a 7 cm de diâmetro e 1,80 m de comprimento, podendo ser tubo quadrado. Se quiser, você poderá isolar os elementos da gôndola, através de uma mangueira ou outro material isolante.
Os elementos em forma de delta são dois fios de 1 mm, tendo a distância (entre 22 e 25 cm) ajustada ao longo do elementoirradiante para a menor ROE.

Direcional de 3 Elementos para VHF
Os elementos dessa antena são feitos de fio de cobre 8 ou varetas de aço. O cabo coaxial de 50Ω pode ser ligado diretamente na ponta dos dois braços que compõem o irradiante. A gôndola tem 1 m de comprimento, aproximadamente.

Antenas Loop e Quadra-Cubica
Uma quadra cúbica é na verdade uma antena loop com dois ou maiselementos. Embora bi-direcional, por ser uma antena de onda completa, dá um ganho razoável.
Portanto, usa-se a fórmula padrão de 315 dividido pela frequência que nos interessa. A impedância fica em torno de 120Ω e pode assumir várias formas, desde triângulo, quadrada ou conforme for seu terreno. Se usar mais um elemento parasita torna-se uma quadra-cubica.
Uma sugestão é sempre afastá-la ao máximo dosolo. Se assumir a forma de um quadro, cada lado do quadro terá ¼ de onda. O cabo pode ser ligado na lateral (polarização vertical) ou em baixo (polarização horizontal). Alguns fazem na forma de retângulo. Parece que casa melhor com a impedância e da um bom ângulo para irradiar na linha do horizonte.
Irradia para o céu, mas como o sinal sobe como um canhão, também desce com froça total num raio de1000km! Interessante para os 7 e 3,5MHz. Para bandas altas melhor formas dois elementos, formando uma quadra-cúbica.
Queremos esta antena para operar nos 10 metros, frequência 28MHz.
Formula padrão para loop de fio fino: 315/28=11,25 metros. Este é o comprimento total do fio, ou seu perímetro. Basta dividir o valor por 4 (cada lado da antena) e teremos o comprimento: 2,81m de cada lado.
Pode-seusar o gamma-match, calculado com o programa de computador ou usar o transformador de impedâncias, que é um pedaço de cabo coaxial de 75Ω RG 58, de ¼ onda. Temos então 285/28=10,17 dividido por 4.Obtemos 2,54 metros aproximadamente. As formulas levam em conta o fator velocidade do cabo coaxial, normalmente em torno de 0,66% que deve ser multiplicado pelos 2,54 metros obtidos. Isso significa que otransformador terá no fina 1,7 metros. Se após a montagem da antena e do gamma ainda a ROE for alta, experimente reduzir o comprimento do gamma. Veja q o restante da linha é de 50 ohms, senão, você estaria apenas fazendo uma emenda no cabo coaxial! Nota: o casador acima é de 2:1, pois “casa” os 120Ω da antena com os 50Ω do cabo axial.
A antena loop tem um quadro apenas. Se acrescentar maiselementos (quadros), torna-se uma cúbica de quadro e a impedância irá variar de 25 a mais de 300Ω, por isso, o gamma-match em série com um capacitor variável, para ajuste grosso. O transformador neste caso tem a proporção de 4:1 usando-se o cabo coaxial de 50 ou 75Ω.

Loop de Quadro Aberto, de Meia-Onda (ou Dipolo Dobrado)
A impedância da antena é bem reduzida. Alguns sugerem usar o transformador1:1 e o cabo coaxial, descer pelo centro do quadro.
Teoricamente, pode-se usar um elemento refletor tornando-a direcional.
É possível montar essa antena multibanda, com um ligação única de cabo coaxial, sobre a quadra-cúbica multibanda.
Dipolo para 14,2MHz. Usando a formula padrão, temos 10,03 metros ou 5 metros cada perna do dipolo. Dobre um formato de “U” e temos a loop do quadro aberto, demeia onda.
Um detalhe importante: este tipo de loop, incluindo a Moxon, irradia em direção ao ponto de ligação de cabo coaxial (feed-point), ao contrário da loop de onda completa (e quadra-cúbica).
Esta antena pode ser instalada na vertical ou na horizontal, deitada, mas sempre irradia em direção ao feed-point (ponto de ligação do cabo coaxial).

Antena Loop Retangular para 10 metros
Esta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antenas
  • Antenas
  • Antenas
  • Antenas
  • antenas
  • Antenas
  • Antenas
  • Antenas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!