antenas telecomunicaçoens

1903 palavras 8 páginas
Geralmente, uma antena Yagi é projetada para apresentar o maior ganho possível, ou para ter uma boa relação frente/costas, etc... Mas assim, a impedância de irradiação fica muito menor que 50 ohms (para dipolo aberto), obrigando portanto o uso de algum transformador de impedância, como gamma match ou T-match, etc... E normalmente, uma Yagi com ganho otimizado apresenta uma banda passante relativamente estreita, não permitindo uma boa cobertura da banda toda (ROE alta nos limites).
A antena OWA é uma Yagi otimizada especificamente para apresentar uma banda passante mais larga possível, ou seja, para manter uma ROE baixa numa banda de freqüências mais larga possível. Ela foi criada graças ao uso de programas de simulação de antenas, por vários autores. (vejam o artigo: OWA.pdf de Cebik W4RNL). As antenas descritas aqui são todas baseadas em projetos do Cebik.
Essa banda larga é conseguida ao custo de uma ligeira redução de ganho, mas que é largamente compensada pelo fato de que a antena, apresentando diretamente uma impedância de irradiação de 50 ohms, não precisa de nenhum tipo de adaptador de impedância com gamma match, delta match, etc.. e que sempre introduzem uma certa perda e tornam o conjunto mais seletivo (menor banda passante).
O elemento radiante da OWA é um simples dipolo aberto, o que facilita muito a sua construção. A principal característica construtiva da OWA é o fato do primeiro diretor ficar muito próximo do elemento radiador. É claro que a posição e tamanho dos demais elementos, principalmente o refletor, também são importantes no projeto da OWA. Outra vantagem da OWA é que não precisa de balun, que teoricamente seria necessário, mas cuja ausência não teve efeito nenhum no comportamento das diversas antenas que já montei e testei. Pode ser usado um balun feito com o próprio cabo, enrolando-o em algumas espiras, próximo ao ponto de conexão do dipolo, ou ainda o balun linear tipo bazooka, como descrito no handbook ARRL, que não introduzem perda.

Relacionados