ANTENA

Páginas: 10 (2283 palavras) Publicado: 27 de maio de 2015





































SUMÁRIO
1 RESUMO 2
2 OBJETIVO 3
3 INTRODUÇÃO 4
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
4.1 DIPOLOS 6
4.2 ELEMENTO REFLETOR 6
4.3 DIRETORES 6
4.4 BALUN 6
4.5 DIRETIVIDADE E GANHO 7
5 MATERIAIS UTILIZADOS 8
6 CÁLCULO 9
7 PROCEDIMENTOS 11
8 COMPARAÇÃO TEORIA E PRÁTICA 12
9 CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14
ANEXOS 15
ANEXO 1 – Imagens da Fabricação 16
ANEXO 2 – Gráfico Cartesiano19
ANEXO 3 – Gráfico 2D 20
ANEXO 4 – Diagrame Elétrico 21
ANEXO 5 – Antena Yagi-Uda (NBR-8196) 21
ANEXO 6 – Dípolo/Radiador (NBR-8196) 22


1 RESUMO
Esse trabalho propõe a realização do projeto e analise de uma antena Yagi-Uda operando em uma frequência de 1GHz. O projeto da antena consiste em calcular usando o programa Yagi Calculator os parâmetros construtivos da antena, como o espaçamento, númeroe tamanho dos elementos, e acompanhar a resposta do diagrama de radiação, da mesma.
2 OBJETIVO
O objetivo é desenvolver o projeto, a construção e a análise de uma antena Yagi-Uda, e verificar como é o funcionamento deste equipamento, sua eficiência e como é o seu diagrama de radiação quando é utilizado como receptor em um enlace. Comparando os dados obtidos na prática com o teórico.
3 INTRODUÇÃOA antena Yagi-Uda, uma simples e eficiente estrutura irradiante, que na atualidade é comumente utilizada nas faixas de VHF e UHF, foi concebida em 1926, na Universidade de Tohoku, Japão, por H. Yagi e S. Uda. Naquele tempo, pouca atenção lhe foi dedicada pela comunidade científica. Porém, após ser empregada na Segunda Grande Guerra como parte vital do sistema Radar, seu horizonte de aplicações seampliou (NASCIMENTO, 2007).
Existem muitos procedimentos utilizados para se projetar uma antena Yagi-Uda, sua estrutura é composta por dipolos, sendo um elemento excitador, um elemento refletor e os demais elementos parasitas ou diretores. Estes elementos destinam, respectivamente, a excitar a onda eletromagnética, refleti-la na máxima radiação desejada e dirigi-la também nesta direçãopreferencial.
Apesar da aparência simples da antena Yagi-Uda, o projeto desse dispositivo não é uma tarefa fácil, principalmente por que existem muitas variáveis envolvidas no projeto, como os elementos que uma pequena variação no comprimento ou no espaçamento entre os elementos da antena podem alterar a distribuição de corrente sobre os componentes.



4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A antena Yagi-Uda, foiinventada em 1926 no Japão, por Shintaro Uda e depois apresentada em inglês por Hidetsugu Yagi. É chamada de antena Yagi-Uda um conjunto de antenas lineares constituídos de dipolos, onde apenas um excitado e os demais são elementos parasitas. Em seu formato mais difundido, há um dipolo excitado diretamente pela fonte de sinal e outros elementos colocados lado a lado, excitado indiretamente a partir daindução mútua entre eles.
Esta antena é uma rede fácil de ser construída e com aplicações entre 5MHz e 1GHz. Seu modelo mais simples seria com 2 dipolos. O elemento parasita tem influência significativa sobre a impedância de entrada da rede, valor medido no ponto de conexão da linha de transmissão com o elemento ativo.
A impedância própria do dipolo isolado depende de suas característicasgeométricas em relação ao comprimento de onda. Pode se tornar resistiva, com ajuste para sua condição de ressonância. A impedância mutua depende da separação dos elementos da rede, e sua relação com a impedância própria determina a amplitude e a fase da corrente induzida no elemento parasita. A combinação dos campos dos elementos individuais, incluindo os efeitos de amplitudes e das fases,determina as propriedades do conjunto.
A antena Yagi-Uda funciona com um elemento excitador que é alimentado diretamente por uma fonte de corrente, ou de tensão, geralmente seu tamanho é menor que o refletor e maior que os diretores. Os elementos diretores podem ser vistos também como elementos parasitas, cuja os tamanhos variam com a distância entre os elementos, o número deles, a espessura e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antenas
  • Antenas
  • Antenas
  • Antenas
  • antenas
  • Antenas
  • Antenas
  • Antenas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!