Antecedentes históricos

Páginas: 7 (1734 palavras) Publicado: 18 de abril de 2014
1. INTRODUÇÃO

A Administração teve início apenas no meado do século XX. Com muitas influências, dentre elas, influências da Antiguidade. Essas tais influências vem dos filósofos, Igreja Católica, Organizações Militares, Revolução Industrial, economistas liberais e pioneiros e empreendedores.
Quem teve uma maior participação foram os filósofos com criações de Governos e diferentes formas deorganização.
Outras grandes influências foram a da Igreja Católica e das Organizações Militares. Essas influências foram tão importantes, por serem sua simples e eficiência.
A Revolução Industrial teve um imenso papel, já que nesse período começam a surgir as fábricas, ou seja, as organizações.
Por fim os economistas liberais com a formação de várias teorias econômicas, e os pioneiros eempreendedores, com as suas inovações.












2. REFERENCIAL TEÓRICO
Nesta parte da pesquisa, mostraremos em tópicos, quais influências a administração vem sofrendo desde a Antiguidade.
2.1 A INFLUÊNCIA DOS FILÓSOFOS
Desde a Antiguidade os filósofos falavam sobre administração. Sócrates em uma de suas discussões ele menciona que um homem que tem habilidade de administrar sua casa,sua família, tem capacidade de administrar qualquer coisa.
Platão tinha uma preocupação com os problemas políticos que impediam o desenvolvimento social do povo grego. Ele escreveu o livro A República que dizia qual seria a forma democrática de governo e da administração de tudo que é público.
Aristóteles com o seu estudo de Cosmologia, Metafísica, lógica entre outros, “abriram” sua mente para oconhecimento humano e escreveu o livro Política, onde fez um estudo sobre a organização do Estado em três formas: Monarquia, Aristocracia e Democracia.
René Descartes publicou a obra O Discurso do Método onde escreve o método cartesiano. Vários princípios da administração como divisão do trabalho, ordem, controle e etc. estão contidos neste método cartesiano.
Francis Bacon teve sua participaçãocom a prática de separar o que é essencial do que é supérfluo ou acessório.
Thomas Hobbes dizia que o “homem é o lobo do próprio homem”, ou seja, ele mesmo é seu próprio inimigo. Nesse contexto, Hobbes defendia a existência do Estado para que os homens, não entrem numa constante guerra.
Jean-Jacques Rousseau defendia que o Estado surge de um acordo de vontades.
Karl Max propôs a criação de umanova política e uma nova economia.


2.2 IGREJA CATÓLICA
A Igreja Católica influenciou e contribuiu para a evolução administrativa, passou a definir melhor seus objetivos com o crescimento e conflitos do cristianismo. Durante muitos séculos a organização ficou sendo regida pela igreja católica, comandada por uma única pessoa o Papa, que é a autoridade maior, sua organização era forte e obtevegrande crescimento, ficando conhecida mundialmente. 
    Com a eficiência da organização da igreja, seu padrão se tornou modelo, sendo seguido por várias outras organizações ao longo do tempo, seguindo os princípios utilizados pela própria igreja.
2.3 INFLUÊNCIA DAS ORGANIZAÇÕES MILITARES
Uma das influências que o Exército deu a administração foi à submissão a apenas um superior. Outrainfluência é a hierarquia, que era um típico aspecto das organizações militares que hoje são usadas em outros tipos de organizações. Esse conceito de hierarquia é tão antigo quanto a Guerra, pois “exigia” alguém de superioridade maior no Exército. Uma contribuição muito importante também é a que todos devem saber sua função. Carl Von Clausewitz foi o grande inspirador da teoria da Administração, já que noséculo XIX ele escreveu um tratado sugerindo administrar o exército na Guerra. Posteriormente essas ideias, foram adaptadas às organizações e estratégias industriais. Clausewitz defendia que a organização era requisito básico, e que um administrador não poderia “viver” de incertezas, ele deveria planejar para minimizar essa dúvida.
2.4 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
O homem exerce a administração...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antecedentes historicos
  • Antecedentes históricos
  • Antecedentes históricos
  • Antecedentes Historico
  • Antecedentes historicos
  • Antecedentes historicos no brasil
  • Antecedentes históricos do conceito de cultura
  • Antecedentes históricos da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!