Antecedentes históricos da administração

Páginas: 14 (3377 palavras) Publicado: 20 de setembro de 2013
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GUARATINGUETÁ












ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADM:
Igreja Católica












Trabalho apresentado à Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá, 1º. Sem. para conceito “TG1” na disciplina ADM do Curso Superior de Tecnologia em Logística.

Área de Concentração: Gestão Empresarial
Orientador: Prof. Ms. Adriano RosaGuaratinguetá - SP
2010

SUMÁRIO






























Introdução
Este trabalho tem como objetivo conhecer os antecedentes históricos da Administração para entendermos melhor as técnicas dos povos que influenciaram e influenciam as organizações atuais. O estudo da Administração é recente, com desenvolvimento lento que teve inicio no século XX, porisso é fundamental alinhar essas influências para compreensão da sua evolução. Abordaremos a origem da Igreja Católica, sua estrutura e sua organização milenar, e expor todo o processo que fez essa instituição ganhar poder e tornar-se umas das mais antigas referências de Administração, vale ressaltar que utilizaremos apenas de exemplos estruturais e organizacionais, não abordando assim as questõesreligiosas pertinentes a essa instituição.

JUSTIFICATIVA
Este trabalho se justifica porque visa detalhar os conceitos de Administração utilizados pela Igreja Católica, para a identificação e entendimento do seu legado administrativo. Justifica-se também porque descreve a dinâmica dos eventos que transformou a Igreja numa das mais eficientes organizações formais da civilização ocidental.Finalmente, será importante na apresentação de conceitos logísticos utilizados naquela época e que resultam nos modelos de logística atual.

OBJETIVOS
Objetivo Geral
O objetivo geral desta pesquisa é mostrar a influência dos antecedentes históricos da Administração e das suas principais contribuições para o aperfeiçoamento das técnicas administrativas.


Objetivos Específicos
O foco dessapesquisa é descrever a influência da Igreja Católica na antiga e moderna administração e também apresentar as técnicas logísticas utilizadas na época.

METODOLOGIA
Para explorar o tema proposto será definida uma pesquisa bibliográfica.

1 REVISÃO DA LITERATURA

Chiavenato, 1993, pg. 33 (Introdução à Teoria Geral da Administração)
Ao longo dos séculos, a Igreja Católica foi estruturando asua organização, sua hierarquia de autoridade, seu estado-maior (acessoria) e sua coordenação funcional. A Igreja tem uma organização hierarquia tão simples e eficiente que a sua enorme organização munida pode operar satisfatoriamento sob o comando de uma só cabeça executiva: o Papa, cuja autoridade coordenadora lhe foi delegada de forma imediata por uma divindade superior. De qualquer forma, aestrutura da organização eclesiastica serviu de modelo para muitas organizações que ávidas de experiências bem sucedidas, passaram a incorporar uma infinidade de principios e normas administrativas..

Martin Christopher, 1999, pg. 52 (Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos)
A logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peçase produtos acabados (e de informações correlatas) através da organização de seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presentes e futuras através do atendimento dos pedidos a baixo custo.

Marco Dias, 1998 pg. 27 (Administração de Materiais)
Desde os tempos bíblicos os líderes militares já se utilizavam da logística. As guerras eram longas, geralmente distantes eeram necessários constantes deslocamentos de recursos. Para transportar as trops, armamentos e carros de guerra pesados aos locais de combate eram necessários um planejamento, organização e execução de tarefas logísticas, que envolviam a definição de uma rota, nem sempre a mais curta, pois era necessário ter uma fonte de água potável próxima, transporte, armazenagem e distribuição de equipamentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • antecedentes históricos da administração
  • Antecedentes historicos da administração
  • Antecedentes históricos da administração
  • Antecedentes historicos da administração
  • ANTECEDENTES HISTORICOS DA ADMINISTRAÇÃO
  • Antecedentes historicos da administraçao
  • Antecedentes historicos da administração
  • Antecedentes históricos da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!