ANTECEDENTES DO PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕES

1828 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO
TEXTO DE APOIO
ECONOMIA BRASILEIRA – PROFA. RENATA ZAMBELLI

ANTECEDENTES DO PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕES
Ruptura de 1930: fortalecimento de um Estado Nacional que passa a se organizar para alavancar um Novo modelo de desenvolvimento: o desenvolvimento industrial.
Estado: organiza as classes sociais – interesses da burguesia comercial em declínio, os interesses da burguesia industrial em ascensão, organização e relações de trabalho no campo e na cidade – para a execução de uma política econômica prioritariamente industrial.
Atividade exportadora e industrialização:
- O capital cafeeiro (lucros do setor exportador) eram investidos também em outras atividades, como a indústria. Esta indústria, porém, contava com baixos níveis de produtividade e não era capaz de gerar dinamismo à economia.
Antes de 1930, a indústria era atividade secundária, atendendo demandas somente de um mercado consumidor pequeno.
- A origem do setor industrial está ligada ao setor cafeeiro:
1-) Quando acontecem os choques externos (choques adversos): como por exemplo a I Guerra Mundial e a Crise de 1929. Há queda nas exportações e nos preços, desvalorizações na taxa de câmbio (para a manutenção da renda), o que encarece as importações. Há então queda de importação de produtos mais caros e aumento na demanda de produtos nacionais.
2-) A indústria também é induzida pelo setor cafeeiro: quando há expansão do café acontece aumento nas exportações, aumentos na renda, aumento na importação de máquinas e equipamentos (a burguesia cafeeira tinha investimentos diversos).
Há nesse momento criação de capacidade produtiva industrial.
No choque adverso, há utilização de capacidade produtiva industrial.
- Início da atividade industrial foi baseada principalmente na produção de Bens de
Consumo Leves (produtos têxteis, alimentícios, bebidas), que concentravam 80% da produção. Os outros 20% eram referentes à produção de materiais de reposição e

Relacionados