Antecedentes das Teorias da Aprendizagem

Páginas: 6 (1296 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014

Introdução

Conceito de Aprendizagem

Podemos definir a aprendizagem como uma mudança relativamente estável e duradoura do comportamento e do conhecimento. Esta mudança do comportamento está relacionada com o exercício e a experiência, podendo ocorrer de forma consciente ou inconsciente, num processo individual ou interpessoal.

Antecedentes das Teorias da Aprendizagem

Edward L.Thorndike
(1874-1949)
Conexionismo
Idéias e conceitos básicos
A aprendizagem: consiste no estabelecimento ocasional de conexões de certos estímulos com certas respostas as quais são criadas e mantidas por repetição.
O paradigma para a conexão S-R era a aprendizagem por tentativa e erro na quais certas respostas se tornava dominantes pelo fato de terem sido recompensadas.
A teoria baseia-se emtrês leis fundamentais:
1. Lei do efeito: - as respostas a uma situação que é seguida por uma recompensa serão fortalecidas e tornar se respostas habituais a essa situação. As respostas que reduzem a probabilidade de obter uma recompensa (punições, insucessos) são enfraquecidas.
2. Lei da prontidão: - uma série de respostas pode ser encadeada para alcançar algum objetivo o qual se bloqueadoresultará num desconforto;
3. Lei do exercício: - as conexões são fortalecidas com a prática e enfraquecidas se a prática termina a transferência da aprendizagem está dependente da presença de elementos idênticos na situação original de na situação nova da aprendizagem;
O conceito de polaridade indica que as conexões ocorrem mais facilmente na direção em que forma originalmente formadas do que nadireção contrária;
Conceito de “expansão do efeito” - as recompensas afetam não somente a conexão que as produziu, mas também conexões temporalmente adjacentes.
Nos seus últimos anos Thorndike, chegou à conclusão que a recompensa fortalece muito mais a aprendizagem, enquanto que a punição a enfraquece.
A partir da sua lei do efeito, Thorndike foi o 1.º psicólogo a realçar a importância damotivação na aprendizagem.
Quando um indivíduo é recompensado por aprender, então é mais provável que a aprendizagem ocorra.
Thorndike também elaborou um outro conceito bastante importante, o da transferência. A sua lei dos elementos idênticos especificava que quem aprende, consegue confrontar melhor novos problemas se estes tiverem elementos semelhantes aos que já tenham sido anteriormente resolvidoscom sucesso.

Ex.: Se tivermos aprendido a usar uma enciclopédia na escola, teremos provavelmente mais facilidade em preparar uma refeição requintada a partir das instruções do livro de receitas.
Edwin Guthrie
Edwin Guthrie foi um comportamentalista-associacionista. Segundo Guthrie, se um determinado estímulo for seguido de uma resposta, então quando este estímulo surgir, seguir-se-á a mesmaresposta. Acreditava que a aprendizagem ocorria da 1º vez que o estímulo, em que a resposta e o estímulo se associam.
EX:
Um dia, uma mãe desesperada levou o seu filho a Guthrie. Quando vinha da escola, a criança tinha o hábito de abrir a porta da casa, tirar o casaco e atirá-lo para o chão. A mãe explicou a Guthrie que, por mais vezes que ela lhe pedisse para apanhar o casaco e pendurá-lo noarmário, a criança continuava a ter aquele comportamento. Guthrie não deu qualquer explicação psicológica profunda, como descobrir o que simbolizava atirar o casaco para o chão, que é que “significa” para a criança. Pediu simplesmente a mãe para rearranjar a sequência estímulo - resposta. Quando a criança atira o casaco para chão, não se lhe deve pedir para o pendurar. Deve-se-lhe pedir para voltar avestir o casaco, voltar a sair de casa, abrir de novo a porta e, então, pendurar casaco assim, pendurar o casaco seria a resposta ao estímulo entrar em casa e não ao estímulo ordem da mãe,”apanha casaco do chão e pendura-o”. Felizmente para Guthrie, e especialmente para a criança, não se formou uma sequência mais longa de associações estímulo-resposta.

Ivan Pavlov
A Aprendizagem resulta da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ANTECEDENTES DA MODERNA TEORIA DO DELITO
  • Teoria da equivalência dos antecedentes
  • Antecedentes nas teorias contábeis e administrativas
  • Antecedentes da Moderna Teoria do Direito
  • Teorias da Aprendizagem e Aprendizagem Escolar
  • Teorias da aprendizagem e aprendizagem escolar
  • Teorias de aprendizagem
  • Teoria da Aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!