Ant Nio Ferreira Da Cruz Stefany

314 palavras 2 páginas
Antônio Ferreira da Cruz nasceu na cidade de Ingá (PB), em 1876. Foi operário e contramestre de tecelagem numa fábrica de tecidos até os anos 30, quando se tornou cantador e poeta.
Há pouca bibliografia sobre esse cantador, visto não ser, naquela época, comum a feitura desses registros. O que se tem são informações transmitidas oralmente por outros poetas e também por pesquisadores interessados. Algumas de suas obras foram catalogadas sem a referência de autor, diante do fato de ter, muitas vezes, assinado com Antônio F. da Cruz ou simplesmente Antônio Cruz.
Usou o acróstico ANTONIOFERREIRA, o que gerou ainda mais controvérsias sobre a autoria de seus folhetos. Inspirou vários outros poetas que compuseram de memória, muitas cantorias, desafios e pelejas envolvendo suas apresentações. A mais conhecida composta pelo poeta João Ferreira de Lima - Discussão de dois poetas, Antônio da Cruz com Cajarana.
É constantemente citado em vários folhetos como um dos maiores cantadores de sua época. Autor de inúmeros folhetos, composto de 8, 12, 16, 24 e 32 páginas, setissilábicas. Entretanto, destacou-se como glosador em décassílabos, na modalidade de martelo agalopado e mourão de oito pés dentre outras.
Também abordou temas e personalidades religiosas como Frei Damião em A grande profecia de Frei Damião ao povo brasileiro; e dentre as pelejas encontramos Peleja de Antônio F. da Cruz com Manoel dos Santos e Peleja de Antônio F. da Cruz com Manoel Barauna Neto. Sua verve de poeta não deixou de fora os grandes romances, como Nequinho e Adelina ou a marreca encantada.
O poeta Manoel Camilo dos Santos, no folheto Os dois amantes no cárcere, de 1954, fez, em sua última página, uma advertência intitulada A um mentiroso, em que cita o nome de Antônio da Cruz, dentre outros que tiveram sua autoria usurpada.

Pesquisa

De

Artes

Colégio de Aplicação UFS
Aluna: Stefany dos Santos
Série: 6° Ano B
Professor: Marcelo Ushoa

Relacionados

  • Junior
    249707 palavras | 999 páginas
  • Exame
    60272 palavras | 242 páginas
  • List o Def EAD 2015 1
    108328 palavras | 434 páginas
  • SANEAMENTO DE GOIAS
    476635 palavras | 1907 páginas